2
respostas

[Bug] Debugar

Olá pessoal! Estou preparando meu ambiente para debugar e entender melhor a lógica dos códigos dos cursos, porém estou com problema ao debugar. O programa que estou escrevendo recebe entrada do teclado, e quando digito a opção desejada no console do debug ele apresenta a seguinte mensagem: "Unable to process evaluate: debuggee is running". Se puderem me ajudar, desde já agradeço.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

E aí, Fábio!

Essa mensagem "Unable to process evaluate: debuggee is running" quer dizer que o debugador não tá conseguindo fazer a ação porque seu programa ainda tá em movimento.

Pra arrumar isso, você precisa fazer seu programa parar em algum lugar específico ou colocar um ponto de parada antes de tentar mexer no console de debug. Olha só o que você pode fazer:

Se certifica de ter colocado uns pontos de parada no seu código onde você quer dar uma olhada melhor, tipo inspecionar umas variáveis. Vi que já tem uns círculos vermelhos lá, então já tá no caminho certo.

Bota o programa pra rodar em modo de debug e deixa ele parar onde você colocou os pontos de parada.

Depois que o programa parar onde você quer, aí sim você pode usar o console de debug pra fazer suas análises e tal.

Se ainda tiver dando problema, dá uma conferida nas configurações do seu programa e do debugador pra ver se tá tudo certo pra você usar o console.

Se continuar travado, dá uma lida na documentação do seu programa ou do debugador pra ver se tem algo específico sobre como mexer no console durante o debug.

Se você tá usando o Visual Studio Code com a extensão pro Go, por exemplo, pode ser que você precise dar uma olhada nas configurações do arquivo launch.json pra ver se tá tudo certo lá pro console funcionar como você quer.

Qualquer coisa, tamo aí! Boa sorte e bons estudos!

Olá Estudante! Primeiramente, muito obrigado pela disposição em ajudar. Meu código apresenta um menu de opções para o usuário (eu mesmo) digitar a opção desejada, o debugador roda tudo certinho e apresenta o menu para escolher a opção normalmente, mas quando chega no momento de digitar a opção o programa fica aguardando o usuário (eu mesmo) digitar a opção, e é exatamente nesse momento o problema, pq para o sistema continuar executando o restante do código eu preciso escolher uma opção, mas quando digito essa opção ele não reconhece. O código está tudo certinho, quando rodo ele fora do modo debug ele funciona tudo, somente no modo debug ele apresenta a msg de erro: "Unable to process evaluate: debuggee is running"

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software