Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Could not find driver

Opa pessoal, estou com um problema na hora que eu tento realizar a inserção de uma nova série (como está no print)... Na verdade tudo que envolve o DB não está sendo possível utilizar... O sqlite está habilitado, já vi outros tópicos no fórum, mas nada resolveu. Alguém consegue me auxiliar? OBS: utilizo o Linux Mint Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi Emanuelly, tudo bem? 😊

Pelo erro could not find driver, parece que o PHP não está encontrando o driver do banco de dados SQLite. 🤔

Mesmo que o SQLite esteja habilitado, o PHP precisa da extensão específica para se comunicar com ele.

Para resolver, você precisa instalar o driver do SQLite para PHP.

No Linux Mint, você pode fazer isso com o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install php-sqlite3
php -m # Mostrar os módulos compilados (sqlite3)

Após a instalação, reinicie o seu servidor PHP (geralmente o Apache ou Nginx) para que as mudanças tenham efeito.

Se você estiver usando o PHP com o servidor embutido do Laravel, basta parar e iniciar novamente o servidor.

Se o problema persistir, verifique se a extensão pdo_sqlite está habilitada no seu arquivo php.ini.

Você pode encontrar o arquivo php.ini usando o comando php --ini no terminal.

Dentro do arquivo, procure por extension=pdo_sqlite e verifique se a linha não está comentada (com um ; no início).

Caso esteja comentada, remova o ; e salve o arquivo.

Lembre-se de reiniciar o servidor PHP após qualquer alteração no php.ini.

🎓 Para saber mais:

Espero que isso ajude a resolver o seu problema! 😄

Continue praticando e explorando o mundo da programação, você vai longe! 💪

tux matrixCaso este post o tenha ajudado,marque-o como solucionado ☑️.Bons Estudos! 🤓

Oii Luis!!

Muito obrigada pelas dicas e até mesmo pelas indicações do para saber mais, me ajudou bastante!

O problema foi que eu estava tentando salvar o arquivo php.ini sem o sudo e (obviamente kkk) ele não estava deixando, mas na correria acabei não me atentando nisso. Foi só remover o ; que ele funcionou.

Muito obrigada novamente!