4
respostas

[Bug] console.log nao funciona como deveria

O numero secreto aparece no console apenas depois de acertar o numero escolhido, fiz a alteraçao de colocar o console.log dentro do while, mas o erro continua. Segue o codigo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Boa noite, Giselle! Temos que lembrar que o computador lê linha por linha, então se você usar o 'console.log' dentro do 'while' ele realmente só vai aparecer depois do chute. A primeira coisa que esse algoritmo faz (linha 1) é exibir a mensagem "Boas vindas ao jogo do número secreto", certo? Depois disso, na linha 2 a gente define o valor da variável numeroMaximo; Na linha 3 estamos pedindo para o computador nos gerar um numero aleatório que vai ser o nosso famoso Número Secreto! Só após a leitura dessa linha é decidido qual será o número que o jogador deve acertar. Então o comando 'console.log' deve ficar logo abaixo, na linha 4!

Espero ter ajudado!

Bom Dia Meninas, no meu não aparece o numeroScreto no console e estou com o codigo do console na linha 4 como a Stella comentou, aconteceu com vocês?

Sabem me dizer como fazer ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estranho Fábio, deveria funcionar o console.log. Está linkando o arquivo JavaScript correto no seu index.html?

Olá! O meu caso é o mesmo que o do Fábio. O número secreto não está aparecendo no console. O arquivo JS está anexado corretamente no arquivo HTML, também.

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
let numeroMaximo = 5000;
let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * numeroMaximo + 1);
console.log(numeroSecreto);
let chute;
let tentativas = 1;


while (chute !== numeroSecreto) {
    chute = parseInt(prompt(`Escolha um número entre 1 e ${numeroMaximo}`));
    // se chute for igual ao número secreto
    if (chute == numeroSecreto) {
        break;
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
        } else {
            alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
        }
        tentativas++
    }
}

let = palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
alert(`Aí sim! Você acertou o número correto ${numeroSecreto} com ${tentativas} ${palavraTentativa}.`);

O código escrito corretamente.