Estou tendo um problema bem chato, algumas conexões estão sendo mantidas no banco em estado IDLE.
Tenho 2 bancos de dados, digamos que seja o banco A e o banco B, o banco A tenho acesso a qualquer operação, leitura e escrita, no banco B tem acesso apenas a leitura. Muitos dados são necessarios consultar no banco B e depois gravar no banco A, ou apagar ou alterar, porém em alguns casos, não sei em que parte e em que requisição, ele tem deixado conexões em IDLE nesse banco B, e apenas nesse banco, consumindo a quantidade limite de conexões, não sei o que poderia estar ocorrendo, até onde entendo ele faz uma busca, traz a informação, então quando chega no fim do método ele fecha a conexão, como não tem como gerenciar 2 datasources no mesmo contexto da transação(metodo anotado com @Transactional) separo a consulta do banco B em outra classe com a anotação @Transactional(NOT_SUPPORTED) que suspende a transação nesse contexto, consulta sem transação, traz as informações e quando volta para o método que chamou, salva as informações voltando na transação. Não acho que seja esse tipo de abordagem pois no banco A não ocorre nada, agora se fosse isso teria muito mais, então é em uma parte especifica e não consigo identificar.
Alguém conseguiria me explicar qualquer coisa que poderia estar impedindo o fechamento de uma conexão utilizando o padrão da JPA no quarkus, se é uma thread bloqueada e se for como posso identificar isso