1
resposta

[Bug] Conceito errado no gráfico de Desligamentos (demissões)

Oi pessoal !!

Analisando o dashboard que estamos construindo no curso 5 - Construindo Dashboards e Relatórios na formação do PowerBi acredito que há um erro de conceito na criação do gráfico de "Admissões, Desligamentos e Saldos por Mês".

Estou relatando isto pois o gráfico e o conceito todo do dashboard foi construído utilizando como referência o campo DataContratacao do funcionário. Quando analisamos o desligamento deste, a referência não pode mais ser sua admissão, mas sim quando ele foi demitido, por isto o correto seria utilizar para os cálculos de Desligamentos/demissões o campo DataSaida.

Para exemplificar este erro, basta notar que no gráfico não existe nenhuma demissão no mês de dezembro, enquanto ao consultar a base é possível localizar 7 funcionários (IdEmpregado: 10044, 10092, 10097, 10148, 10245, 10252, 10286).

Como este problema deve ser tratado para que sejam consideradas as duas datas no dahsboard ?

Obrigado

1 resposta

Oi, Reginaldo, tudo bom?

Peço desculpas pelo tempo que esperou por uma resposta.

Interessante observação! Este problema pode ser tratado usando abordagens como tabela fato (conceito do esquema em estrela) ou dimensão calendário, conforme nossos objetivos e interesses. No primeiro caso, trabalhamos com uma tabela que apenas armazena dados quantitativos baseados em algum evento, como data de contratação e data de saída; no segundo, usamos uma tabela com informações de data (ano, trimestre, mês, dia etc).

No entanto, como o foco de aprendizagem do curso é explorar os recursos visuais proporcionados pelo Power BI, trazer estes conceitos um pouco mais avançados poderia afetar o nosso estudo. De toda maneira, caso queira se aprofundar nestes temas, recomendo a leitura dos materiais abaixo:

Além disso, na nossa nova formação Dominando o Power BI, temos um curso que mergulha nos assuntos que conversamos:

Reginaldo, obrigada por compartilhar seu pensamento com a gente, isso é bastante valioso e nos ajuda a aprimorar cada vez mais o nosso conteúdo.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software