Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Bug] comando: npm init não funciona no PowerShell

Olá pessoal!!

Compartilhando um probleminha que tive aqui (e a solução) ao realizar as aulas do curso Javascript: Programando a Orientação a Objetos.

Tive um problema aqui quando instalei a versão 20.11.1 do Node.js rodando o Windows 11 ( versão 23H2).

O Powershell reconhecia o comando node -v, mas não o comando npm -v.

Imaginei que fosse por questões de variáveis de ambiente, mas depois reparei que na pasta %appdata%\npm (onde o npm fica instalado) havia o script do npm com a extensão cmd... Imediatamente, liguei o fato de que o CMD nas versões mais recentes do Windows não está mais sendo executado (não sei o motivo) e que os CLI passaram a ser executados apenas pelo Powershell (ou alternativamente o Git Bash).

Então imaginei que talvez houvesse uma versão mais atualizada do NPM com a extensão ***.ps1** (Powershell), já que nem sempre as versões do Node e do NPM andam juntas, e descobri que havia!!!

Usei o comando (no Git Bash) npm install -g npm@latest e voilà!!

Com o npm.ps1 na pasta %appdata%\npm, o powershell passou a reconhecer os comandos!

referência: https://docs.npmjs.com/try-the-latest-stable-version-of-npm#upgrading-on-windows

1 resposta
solução!

Olá! Muito obrigado por compartilhar sua experiência e a solução que você encontrou. Isso é realmente útil e pode ajudar outras pessoas que estão enfrentando o mesmo problema.

A atualização do npm para a versão mais recente usando o comando npm install -g npm@latest é uma ótima dica. E é interessante notar que a extensão .ps1 (Powershell) foi necessária para que o Powershell reconhecesse os comandos.

Continue compartilhando suas descobertas e soluções. Isso é muito valioso para a comunidade de desenvolvedores.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software