Caros professores e colegas,
No exercício de pong, a minha bolinha ficava batendo repedidas vezes na raquete quando se colidiam. Alguém mais teve esse bug?? Ainda não consegui desbugar.
Caros professores e colegas,
No exercício de pong, a minha bolinha ficava batendo repedidas vezes na raquete quando se colidiam. Alguém mais teve esse bug?? Ainda não consegui desbugar.
Oi, Jose! Tudo bem?
O bug mencionado tem uma ocorrência muito comum, tanto no Scratch, quanto no p5.js e ocorre pois a bolinha fica presa atrás da raquete em algumas colisões. Para solucionarmos esse problema podemos fazer algumas adições ao nosso código.
No caso do Scratch, adicionamos ao código responsável pela pontuação a seguinte lógica: quando a bolinha bater na parede (posição x for menor -227 ou for maior que 227 por exemplo), o som de ponto é tocado imediatamente, entretanto o programa esperará 1 segundo e conferirá se a posição da bolinha permanece no mesmo lugar, conferindo assim se ela está presa na raquete. Caso ela permaneça naquela posição, presa na raquete, o programa irá adicionar um valor à posição x da bolinha, libertando-a, caso não, irá então adicionar 1 ponto ao placar.
No caso do p5.js, há um documento do nosso curso que explica como lidar com o problema:
Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!