estou com alguns problemas, o primeiro é que só um dos fantasmas esta se movendo, só não tenho certeza se é um bug ou sera resolvido em outro video da aula 3, e o segundo é que mesmo chamando a função ehvazia(&m, i, j+1)
dentro do if
que verifica se o fantasma pode andar ele simplesmente ignora o ehvazia e passa direto pela parede.
fogefoge.c :
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include "fogefoge.h"
#include "mapa.h"
MAPA m;
POSIÇÃO heroi;
void fantasmas(){
MAPA copia;
copiamapa(&copia, &m);
for(int i = 0; i <= m.linhas; i++){
for(int j = 0; j < m.colunas; j++){
if(copia.mapa[i][j] == FATASMA){
if(ehvalida(&m, i, j+1) && ehvazia(&m, i, j+1)){
andanomapa(&m, i, j, i, j+1);
}
return;
}
}
}
liberamapa(&copia);
}
void encontraheroi(){
for(int i = 0; i < m.linhas; i++){
for(int j = 0; j < m.colunas; j++){
if(m.mapa[i][j] == HEROI){
heroi.x = i;
heroi.y = j;
break;
}
}
}
}
int acabou(){
return 0;
}
int ehdirecao(char direção){
return direção == ESQUERDA ||
direção == DIREITA ||
direção == CIMA ||
direção == BAIXO;
}
void move(char direção){
if(!ehdirecao(direção))
return;
int proximox = heroi.x;
int proximoy = heroi.y;
switch (direção){
case ESQUERDA:
proximoy--;
break;
case DIREITA:
proximoy++;
break;
case BAIXO:
proximox++;
break;
case CIMA:
proximox--;
break;
}
if(!ehvalida(&m, proximox, proximoy))
return;
if(!ehvazia(&m, proximox, proximoy))
return;
andanomapa(&m, heroi.x, heroi.y, proximox, proximoy);
heroi.x = proximox;
heroi.y = proximoy;
}
int main(){
lemapa(&m);
encontraheroi();
do{
desenhamapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
move(comando);
fantasmas();
}while (!acabou());
liberamapa(&m);
}
fogefoge.h :
#define CIMA 'w'
#define BAIXO 's'
#define ESQUERDA 'a'
#define DIREITA 'd'
#define PAREDE_H '-'
#define PAREDE_V '|'
#define HEROI '@'
#define FATASMA 'F'
void move(char direção);
int acabou();
void encontraheroi();
int ehdirecao(char direção);
void fantasmas();
struct ffposição{
int y;
int x;
};
typedef struct ffposição POSIÇÃO;
mapa.c :
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include "mapa.h"
void copiamapa(MAPA* destino, MAPA* origem){
destino->linhas = origem->linhas;
destino->colunas = origem->colunas;
alocamapa(destino);
for(int i = 0; i < origem->linhas; i++){
strcpy(destino->mapa[i], origem->mapa[i]);
}
}
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y){
if(x >= m->linhas)
return 0;
if(y >= m->colunas)
return 0;
return 1;
}
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y){
return m->mapa[x][y] == VAZIO;
}
void alocamapa(MAPA* m){
m->mapa = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
m->mapa[i] = malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1));
}
}
void lemapa(MAPA* m){
FILE* fmap;
fmap = fopen("ffmap.txt", "r");
if(fmap == 0){
printf("mapas não encontrados");
exit(1);
}
fscanf(fmap, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < 7; i++){
fscanf(fmap, "%s", m->mapa[i]);
}
fclose(fmap);
}
void desenhamapa(MAPA* m){
system("cls");
for(int i = 0; i < 7; i++){
printf("%s\n", m->mapa[i]);
}
}
void liberamapa(MAPA* m){
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
free(m->mapa[i]);
}
free(m->mapa);
}
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino){
char personagem = m->mapa[xorigem][yorigem];
m->mapa[xdestino][ydestino] = personagem;
m->mapa[xorigem][yorigem] = '.';
}
mapa.h :
#define VAZIO '.'
struct smapa{
char** mapa;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct smapa MAPA;
void liberamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void desenhamapa(MAPA* m);
void alocamapa(MAPA* m);
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino);
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y);
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y);
void copiamapa(MAPA* destino, MAPA* origem);