Olá Peterson, tudo bem? espero que sim
Desde já gostaria de agradecer a paciência em aguardar uma resposta ou uma revisão do seu código no seu caso.
Com base no código enviado por ti não percebi nenhum bug que prejudica a experiência do jogador , observando seu código, em geral ele está muito bom, ficou limpo e organizado, seguindo o padrão da aula.
Mas é claro que há espaços para evoluir o seu código cada vez mais, uma dica legal é limitar o movimento da raquete para que o jogador quando pressionar a tecla de baixo ou de ir para cima a raquete não suma da tela.
deste modo, criando a função:
function podeSeMover(){
return yRaquete > -15;
}
function podeSeMover1(){
return yRaquete < 350;
}
e depois só chamá-la na função responsável por movimentar a raquete
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
if(podeSeMover()){
yRaquete -= vYRaquete;
}
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
if(podeSeMover1()){
yRaquete += vYRaquete;
}
}
}
A lógica é a seguinte: a function podeSeMover
caso retorne true ela permite a ação do if que é adicionar ou diminuir o valor do yRaquete
com base no acionamento das teclas.
Seu código com essa impletação fica assim:
//variáveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro/2;
//velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variáveis Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let lRaquete = 10;
let aRaquete = 90;
let vYRaquete = 3;
//variáveis Oponente
let xOponente = 585;
let yOponente = 150;
let lOponente = 10;
let aOponente = 90;
let vYOponente;
let colidiu = false;
//placar jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
let dOponenteBolinha = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload()
{
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xOponente, yOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
//verificaColisaoRaquete();
colisaoRaquetebiblioteca(xRaquete,yRaquete);
colisaoRaquetebiblioteca(xOponente,yOponente);
incluiPlacar(meusPontos,150,26);
incluiPlacar(pontosOponente,450,26);
marcaPonto();
}
function mostraBolinha()
{
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha()
{
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda()
{
if (xBolinha+raio > width || xBolinha-raio < 0)
{
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha+raio > height || yBolinha-raio < 0)
{
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y)
{
rect(x, y, lRaquete, aRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
if(podeSeMover()){
yRaquete -= vYRaquete;
}
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
if(podeSeMover1()){
yRaquete += vYRaquete;
}
}
}
function verificaColisaoRaquete()
{
if (xBolinha-raio < xRaquete+lRaquete && yBolinha-raio < yRaquete+aRaquete && yBolinha+raio > yRaquete)
{
velocidadeXBolinha *= -1;
//velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function colisaoRaquetebiblioteca(x,y)
{
colidiu = collideRectCircle(x,y,lRaquete,aRaquete,xBolinha,yBolinha,raio);
if(colidiu)
{
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente()
{
vYOponente = yBolinha - yOponente - lOponente/2 -dOponenteBolinha;
yOponente += vYOponente;
if(pontosOponente > meusPontos)
{
dOponenteBolinha = 100;
}
if(pontosOponente < meusPontos && dOponenteBolinha > 50)
{
dOponenteBolinha -= 3;
}
}
function incluiPlacar(pontos,x,y)
{
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(x-20, y-16, 40, 20);
fill(255);
text(pontos, x, y);
}
function marcaPonto()
{
if (xBolinha+raio > width)
{
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha-raio < 0)
{
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function podeSeMover(){
return yRaquete > -15;
}
function podeSeMover1(){
return yRaquete < 350;
}
Mas fica o desafio para fazer outros upgrades, caso tenha outras dúvida me coloco a disposição, bons estudos e até mais!
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