Sei que muitos usuários já relataram o mesmo erro. Já tentei seguir a solução apresentada nos casos parecidos mas não surtiu efeito em meu código, pois a bolinha ainda permanece ficando presa atrás da raquete :(
Poderia me ajudar? este é meu código:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raio = diametro / 2;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 3;
let yRaquete = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let direcaoRaqueteOponente = 1;
//placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let music;
let hit;
let ponto;
function preload (){
music = loadSound("music.mp3");
hit = loadSound("hit.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
music.loop();
}
function draw() {
background(0);
line(300, 0, 300, 400);
mostraBolinha ();
movimentaBolinha ();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete (xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
ColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar ();
marcaPonto ();
limiteRaquete ();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
ponto.play();
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete (x,y){
fill (color(119,136,153))
rect(x, y, wRaquete, hRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
yRaquete = mouseY;
}
function verificaColisaoRaquete (){
if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + hRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
hit.play();
}
}
function ColisaoRaqueteOponente (){
if(xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha + raio < yRaqueteOponente + hRaquete
&& yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1;
hit.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente (){
const mediaYBolinha = yBolinha + raio;
const mediaYRaqueteOponente = yRaqueteOponente + (hRaquete/2);
if (mediaYBolinha > mediaYRaqueteOponente) {
direcaoRaqueteOponente = 1;
} else {
direcaoRaqueteOponente = -1;
}
yRaqueteOponente += 5 * random(0.55, 0.95) * direcaoRaqueteOponente;
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar (){
textAlign (CENTER)
textSize (16)
fill (color(138,43,226))
stroke (255,250,250)
rect (175, 20, 50, 30, 5)
rect (375, 20, 50, 30, 5)
fill (225)
text (meusPontos, 200, 40);
text (pontosOponente, 400, 40)
}
function marcaPonto (){
if (xBolinha > 590) {
meusPontos +=1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosOponente += 1;
}
}
function limiteRaquete() {
if (yRaquete < 0) {
yRaquete = 0;
}
else if (yRaquete > 400 - hRaquete) {
yRaquete = 400 - hRaquete;
}
else if (yRaqueteOponente < 0) {
yRaqueteOponente = 0;
}
else if (yRaqueteOponente > 400 - hRaquete) {
yRaqueteOponente = 400 - hRaquete;
}
}
//impede que a bolinha fique presa atrás da raquete
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23
}
}