1
resposta

[Bug] a velocidade X da bolinha travou

o codigo de colisao da raquete do oponente esta dando conflito com a velocidade X da bolinha e eu não sei o que fazer pra arrumar, alguem pode me ajudar por favor

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Parece que o problema que você está enfrentando com a bolinha ficando presa entre a parte de trás da raquete e o fundo ocorre devido à lógica de colisão utilizada no código.

A colisão está sendo detectada quando a bolinha atinge a parte de trás da raquete, o que faz com que a velocidade horizontal da bolinha seja invertida (velocidadeXBolinha *= -1). Isso causa um efeito de "travamento" quando a bolinha fica entre a raquete e a borda, pois a velocidade horizontal fica sendo invertida repetidamente em cada frame.

Para evitar esse comportamento indesejado, você pode ajustar a lógica de colisão para verificar a colisão apenas com a frente da raquete, em vez de toda a raquete. Assim, a bolinha não vai "travar" entre a raquete e o fundo da tela.

Aqui está a alteração no código para corrigir a colisão:

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  // Verifica colisão com a frente da raquete
  if (xBolinha + raio > x && xBolinha - raio < x + raqueteComprimento &&
      yBolinha + raio > y && yBolinha - raio < y + raqueteAltura) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

Com essa alteração, a colisão só será detectada quando a bolinha atingir a frente da raquete, e o comportamento de "travamento" deve ser evitado.

Espero que isso ajude a resolver o problema da bolinha ficando presa na raquete. Divirta-se com o seu jogo e continue aprimorando-o!