1
resposta

[Bug] A bolinha nunca é rebatida pela Raquete do oponente

Segui os passos exatos do instrutor durante a criação do jogo e corrigi quando finalizei. Mas, por algum motivo, que não consegui solucionar, a raquete do oponente nunca rebate a bolinha mesmo com os valores exatos aos passados nas aulas. Acredito deve ser um bug do próprio Scratch, entretanto queria ajuda para sanar essa questão porque talvez venha ser erro meu mesmo. Aqui o link caso queiram dar uma olhada: https://scratch.mit.edu/projects/771870780 O que parece dar bug é no código do "Ator bolinha". Num dos blocos eu especifico a mudança da posição Y dela e subtraio-a do valor 50. Se muda para 40 buga completamente e se diminui mais o valor aí a raquete do oponente e ela sempre se encontrarão, sem chance do usuário pontuar. Se aumentar ocorre o mesmo caso da minha dúvida.

1 resposta

Oi Laís, tudo bem?

Para fazermos com que a bolinha rebata na raquete do oponente e marque pontuação, recomendo que realize algumas alterações, por favor.

Com o ator da bolinha selecionado adicione os códigos abaixo no bloco de pontuação do oponente, alterando também os valores.

Blocos adicionados:

  • espere 0.5 seg
  • se então senão
  • posição x < -222
  • adicione 15 a x

Imagem do Scratch com blocos com códigos encaixados um ao outro: Quando bandeira for clicado, sempre, espere até que posição x < -222, toque o som pontos, espere 0.5 seg. Se posição x < -222 então adicione 15 a x, senão, adicione 1 a pontos do oponente, volte. Os blocos espere 0.5 seg, se então senão, posição x < -222 e adicione 15 a x, estão destacados por setas vermelhas.

No bloco de pontuação “meus pontos”, acrescente os códigos e mude os valores, como o print abaixo.

Blocos adicionados:

  • espere 0.5 seg
  • se então senão
  • posição x > 222
  • adicione -15 a x

Imagem com blocos encaixados um ao outro: Quando bandeira for clicado, sempre, espere até que posição x > 222, toque o som pontos, espere 0.5 seg. Se posição x > 222 então adicione -15 a x, senão, adicione 1 a meus pontos, volte.Os blocos espere 0.5 seg, se então senão, posição x < 222 e adicione -15 a x, estão destacados por setas vermelhas.

A posição y da bolinha permanece em -50.

Com o ator da raquete do oponente selecionado mude o deslize por 0 segs por deslize por 0.002 segs.

Imagem do Scratch com blocos com códigos encaixados um ao outro: Quando bandeira for clicado, sempre, deslize por 0.002 segs. Até x: 229 y posição Y da bolinha, volte. O valor de deslize está destacado por um quadrado vermelho.

Ao realizar o teste depois das alterações, conseguimos fazer com o que a bolinha rebata na raquete do oponente sem que a pontuação seja alterada. Faça os testes e me conta se funcionou!

Espero ter ajudado, caso surjam dúvidas pode contar conosco.

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!