1
resposta

[Bug]

Boa tarde. Estive seguindo as aulas à risca e quando adicionei a linha let paragrafo = document.querySelector("p");, aparece no console a mensagem "ResponsiveVoice missing API key. See https://responsivevoice.org/register?devtools=file%3A%2F%2F%2FD%3A%2FPedro%2Fjs-curso-2-aula_-%2Fjs-curso-2-aula_-%2Findex.html" e essa linha não é executada. Poderia ser algum problema com o arquivo html que não foi visto ao disponibilizar no curso? Ou é algum problema com o Visual Studio Code? Ou um erro de digitação por minha parte? Agradeço pela ajuda.

Edit: para ser mais específico, o problema é que quando eu tento mudar a variável paragrafo, não atualiza na página em si. Eu fiz alguns testes e parece que a variável paragrafo atualiza, mas não aparece na página.

Edit2: Eu identifiquei o erro e não tinha nada a ver com o que eu tinha escrito acima. Acontece que na hora de atualizar a variável paragrafo, eu estava escrevendo paragrafo = "Escolha um número entre 1 e 100"; ao invés de paragrafo.innerHTML = "Escolha um número entre 1 e 100";.

1 resposta

Olá, Pedro. Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua dúvida e pelos detalhes adicionais que você forneceu. Parece que você já conseguiu resolver o problema, o que é ótimo! Mas vou explicar um pouco mais para que fique ainda mais claro.

O erro que você estava encontrando inicialmente ("ResponsiveVoice missing API key") não tem relação com o problema que você estava enfrentando. Essa mensagem de erro está relacionada a uma biblioteca de voz chamada ResponsiveVoice, que não está sendo usada neste curso.

Quanto ao problema que você estava enfrentando ao tentar alterar o conteúdo do parágrafo, você estava tentando atribuir diretamente um valor à variável paragrafo, quando na verdade você deveria estar alterando o conteúdo interno do elemento HTML que essa variável representa. Isso é feito usando a propriedade innerHTML, como você corretamente descobriu em sua edição.

Aqui está o código correto para referência:

let paragrafo = document.querySelector('p');
paragrafo.innerHTML = "Escolha um número entre 1 e 100";

Neste código, document.querySelector('p') está selecionando o primeiro elemento HTML <p> na página e atribuindo-o à variável paragrafo. Em seguida, paragrafo.innerHTML = "Escolha um número entre 1 e 100"; está alterando o conteúdo interno desse elemento para ser o texto "Escolha um número entre 1 e 100".

Espero ter ajudado e bons estudos!