Olá! Eu estou com uma dúvida relacionada à criação de harmonias cromáticas. Entendi a conceituação dos diferentes tipos de composições harmônicas, mas uma questão relacionada à manipulação de brilho e saturação das cores tem me deixado bem confuso e até agora não consegui encontrar nenhuma resposta para esse problema específico na internet. O que eu quero entender é: na criação de harmonias cromáticas, eu devo deixar todas as cores com o mesmo nível de brilho e saturação, ou posso variar? Aqui estão dois exemplos para contextualizar:
Exemplo 1: com essa harmonia análoga, eu deveria deixar todas as três cores análogas na mesma configuração de brilho e saturação (imagem 1), ou eu poderia fazer essa variação da imagem 2? O exemplo da imagem 2 ainda seria uma harmonia análoga?
Exemplo 2: a mesma coisa, mas com a harmonia tríade. O exemplo da imagem 4 ainda seria uma harmonia tríade? Porque, pelo que eu entendi, por mais que eu tenha mudado o brilho e a saturação desses exemplos, o matiz continua o mesmo, certo?
Pode me ajudar a entender melhor essa questão? Estou muuuito confuso!
Muito obrigado!