Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Brilho e saturação em harmonias cromáticas

Olá! Eu estou com uma dúvida relacionada à criação de harmonias cromáticas. Entendi a conceituação dos diferentes tipos de composições harmônicas, mas uma questão relacionada à manipulação de brilho e saturação das cores tem me deixado bem confuso e até agora não consegui encontrar nenhuma resposta para esse problema específico na internet. O que eu quero entender é: na criação de harmonias cromáticas, eu devo deixar todas as cores com o mesmo nível de brilho e saturação, ou posso variar? Aqui estão dois exemplos para contextualizar:

Exemplo 1: com essa harmonia análoga, eu deveria deixar todas as três cores análogas na mesma configuração de brilho e saturação (imagem 1), ou eu poderia fazer essa variação da imagem 2? O exemplo da imagem 2 ainda seria uma harmonia análoga?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Exemplo 2: a mesma coisa, mas com a harmonia tríade. O exemplo da imagem 4 ainda seria uma harmonia tríade? Porque, pelo que eu entendi, por mais que eu tenha mudado o brilho e a saturação desses exemplos, o matiz continua o mesmo, certo?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pode me ajudar a entender melhor essa questão? Estou muuuito confuso!

Muito obrigado!

1 resposta
solução!

Olá, Leonardo, como vai?

Sua dúvida é ótima e mostra atenção aos detalhes que fazem diferença no uso prático da teoria das cores. Sobre a questão do brilho e da saturação nas harmonias cromáticas: sim, você pode variar esses atributos e ainda manter a harmonia.

As harmonias cromáticas, como análoga ou tríade, são baseadas nos matizes (hues), ou seja, nas posições das cores no círculo cromático. A saturação (intensidade) e o brilho (luminosidade) são ajustes que podem ser feitos conforme a proposta visual que você deseja atingir. Eles não invalidam a harmonia escolhida.

Exemplo 1:

Ambas as imagens representam uma harmonia análoga porque usam cores próximas no círculo cromático. A diferença está na aplicação prática: a Imagem 1 mantém uma uniformidade de brilho e saturação, enquanto a Imagem 2 apresenta variações. Essa variação pode ser útil, por exemplo, para criar hierarquia visual ou destacar elementos. Portanto, sim, a imagem 2 ainda é uma harmonia análoga.

Exemplo 2:

O mesmo princípio se aplica. A tríade é definida pelo espaçamento entre os matizes. Alterar o brilho e a saturação das cores dessa tríade (como na Imagem 4) não descaracteriza a harmonia. Isso continua sendo uma harmonia tríade, e essa flexibilidade pode ajudar na construção de composições mais dinâmicas.

Ou seja, o importante é manter os matizes relativos da harmonia escolhida. A partir disso, variações de saturação e brilho são ferramentas expressivas para adaptar a paleta ao objetivo do design.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado