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Briefing

Questões sobre o produto e cliente: 1-Nome da empresa? 2-Breve história da empresa (como ela começou) 3-O que vamos vender? 4-Tamanho da empresa? (número de funcionários, contando os proprietários). 5-Características do seu produto? (diferencial) 6-Como o produto é feito? (quais matérias primas e produtos utilizados) 7-Qual a imagem do produto no mercado? 8- Quais são seus concorrêntes? 9-Quais as principais características que diferencia o produto em relação a concorrência? 10-Pontos positivos e negativos do seu produto? (o que é considerado uma dificuldade para a marca deve ser descrito também.) 11-Qual é o público alvo do seu produto?

Questões sobre os consumidores: 12-Qual seu target? (público alvo: faixa etária, sexo, classe social, ocupação profissional, etc) 13-Lugar de venda do produto?

Concorrentes diretos: 14-Quem são? 15-Existe algum diferencial que prejudica sua marca?

16-Qual o objetivo do projeto?

Requerimento e cronograma: 17-Algum requerimento específico para o projeto? 18-Há preferências já pensadas anteriormente? (de cor, formato, tamanho, etc) 19-Acrescente aqui qualquer informação extra e/ou importante que queira.

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Oi Mariana, muito bem! O seu Briefing está bem completo, mas pra ficar mais completo ainda eu adicionaria os seguintes itens:

  • Quem compra o seu produto?
  • Qual é o tamanho do mercado? (Muitas vezes o cliente não tem os números do mercado, por isso, nós profissionais temos o dever de buscar informações sobre tal segmento).
  • O que pretendemos com a campanha? Ou seja, qual é o objetivo final da campanha, qual o impacto que ela tem que causar?
  • Quando vamos veicular a campanha?
  • Qual a verba?

Não esqueça de salvar esses tópicos em um documento no Google Docs :) bons estudos!