Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

BoxPlot

Eu entendo que o gráfico do boxplot me permite avaliar a distribuição da variável, (nesse caso das médias do colegial) e identificar outliers .

No entanto, não consigo ver como esse gráfico não me permite saber qual foi a progressão das médias AO LONGO DOS ANOS, visto que não é representa a variável tempo. Acredito que o gráfico mais indicado seria o próprio Plot do Matplotlib.

3 respostas

Oi André, acho que não entendi muito bom a sua pergunta? Será que você quer dizer por Plot um gráfico de linhas ou algo assim?

Vou tentar ajudar e qualquer coisa se não ficar claro é só perguntar novamente.

Bom, eu usaria o box plot apenas para ter o maior número de informações sobre as notas em um único gráfico! Nele você tem a mediana, média e os outliears. Repare que na questão é solicitado uma "visão geral" dos anos do aluno, assim o boxplot resume muito bem essas informações. Afinal meu interesse não é em saber os detalhes ano a ano do aluno na escola!

Att.

Fala Thiago, tudo bom? A pergunta descrita foi :

Marcelo gostaria de fazer uma média de distribuição das suas médias do colegial, de modo a OBSERVAR como ele progrediu AO LONGO DOS ANOS. Como ele pode gerar essa média utilizando o pandas?

No boxplot eu não consigo ver se ele progrediu ou regrediu ao longo dos anos. Apenas vou conseguir entender como foi a distribuição das médias, mas o gráfico não me apresenta a ordem cronológica das notas. Logo, acredito que não seja o melhor gráfico tendo em vista a pergunta apresentada.

solução!

Oi André, realmente o enunciado precisa de alteração. Na realidade o intenção era questinar sobre uma visão geral da distribuição das médias!

Vou fazer a correção da questão.

Mas para deixar claro, você tem razão. Análise de forma temporal é ideal para entender o progresso. Outra coisa que poderia fazer é criar um box plot para cada ano, essa sem dúvida seria uma bom forma para se analisar.

Att.