9
respostas

botao nao acessivel

botao nao aparece e aparece essa mensagem de erro 'clickable' attribute found, please also add 'focusable' A widget that is declared to be clickable but not declared to be focusable is not accessible via the keyboard. Please add the focusable attribute as well. Issue id: KeyboardInaccessibleWidget

9 respostas

Ola, Tudo bom Ana?

Você poderia disponibilizar seu código? fica mais fácil para identificar o problema

Olá boa noite.

Estou tendo o mesmo problema, adicionei o atributo "android:focusable="true" e ainda sim não funcionou. segue o meu código XML da activity_main.

Grato!

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent">

    <ListView
        android:id="@+id/activity_main_lista_de_alunos"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content" />

    <android.support.design.widget.FloatingActionButton
        android:id="@+id/floatingActionButton"
        android:layout_width="wrap_content"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:clickable="true"
        android:focusable="true"
        app:srcCompat="@mipmap/ic_launcher" />

</RelativeLayout>

Como o Alex explicou, algumas Views não estão disponíveis no framework Android, e precisam ser baixadas.

Verifiquem se no arquivo Build.gradle, vocês tem esta dependência

implementation 'com.android.support:design:28.0.0'

Vocês podem fazer o download como o Alex mostrou no curso

Na aba Design, no campo de pesquisa de Views , digite FloatingActionButton e clique no ícone de download que aparece do lado direito desta View

Tenho sim, inclusive até à exclui sincronizei o Gradle e à adicionei novamente, e ainda não obtive resultados.

Lúcio, se tem a dependência, era para funcionar

Você pode clicar em Build/Make Project, e verificar se acusa algum erro?

Alessandro, muito o brigado pelo apoio, consegui resolver meu problema alterando a opção desse combobox para uma verssão anterior, acredito que tenha ocorrido um bug no preview pois durante a execução o botão aparecia normalmente. peço perdão pela minha noobisse. kkkk

Fica tranquilo Lúcio, o importante é que funcionou

Mas deveria funcionar na 28 também, se quiser, podemos tentar resolver (é só abrir um novo tópico especifico para este caso, que verificamos).

Agora vamos ver se a Ana conseguiu resolver o problema dela, com alguma das soluções

abç

olá boa tarde, eu troquei a cor de fundo do botão e assim ele "apareceu", no decorrer do vídeo percebi que a cor dele também estava alterada, obrigada pelas dicas.

Não foi nada Ana, precisando é só perguntar aqui

Só não esquece de marcar o tópico como resolvido ok

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software