6
respostas

Borda branca aparecendo na máscara e outras considerações

Mesmo trazendo o keyframe mais pro começo e desta forma "acelerando" a animação da máscara que transforma o fundo azul numa bola, ainda dá pra ver a borda de onde acaba a composição. Como podem observar no link abaixo, logo nos primeiros frames já dá pra ver a borda branca na lateral direita:

https://imgur.com/RWg6jLc

Isso com o Easy Ease aplicado, porque antes do Easy Ease a borda aparecia logo no primeiro frame que a composição "Tela 1" andou pra esquerda. Pode ser preciosismo de minha parte, numa animação tão rápida de poucos segundos provavelmente o "cliente" nem perceberia este "errinho", mas gostaria de saber se tem alguma outra forma de corrigir isso.

Aproveitando aqui o espaço, gostaria de já pedir desculpas se estiver postando isso no lugar errado porque é mais uma reclamação/sugestão do que uma dúvida em si.

Mas eu tive muita dificuldade nesta atividade, sendo que ao final dela não tenho segurança em dizer, por exemplo, que compreendi como o offset funciona. Geralmente eu acompanho as aulas pausando o vídeo etapa por etapa para ir fazendo o exercício "junto" com o professor. Quando a atividade parece um pouco mais complexa para mim e sinto dificuldade de acompanhar, o que eu faço: primeiro assisto o vídeo inteiro sem reproduzir no software o que o professor está fazendo, só assisto. Depois volto o vídeo desde o começo e vou pausando e fazendo etapa por etapa como eu falei.

Pois bem, tentei isso nessa atividade e nem assim consegui acompanhar. Precisei pausar o vídeo a cada clique do professor em cada botão, etc. Ou seja, eu praticamente copiei exatamente o que o professor fazia pra conseguir chegar no mesmo resultado que ele, o que não quer dizer que eu compreendi o processo que levou até lá.

Não sei se é uma dificuldade só minha, mas achei necessário vir aqui compartilhar com vocês. O After Effects é um programa complexo com inúmeras ferramentas e possibilidades. Dentro de cada ferramenta as vezes tem várias outras ferramentas, e por aí vai. Talvez pra alguém mais experiente não seja necessário, mas pra quem está conhecendo uma ferramenta pela primeira vez, acho importante o professor explicar passo a passo onde ele clicou. Por exemplo, quando ele aplica o "Animate" no texto, ele não fala que o "Text" tem que estar selecionado. Do contrário, o segundo animate é aplicado "dentro" do primeiro animate, se não me engano. Aconteceu comigo, aprendi na tentativa e erro (o que é válido, mas não exclui a responsabilidade do professor em tentar ser o mais claro possível afim de evitar ao máximo possíveis dúvidas daquele processo). No final do vídeo, quando ele aplica o mask, simplesmente há um corte no vídeo. Não aparece ele ativando os keyframes. Precisei voltar nessa parte pra entender o que ele tinha feito. E em várias outras, como eu falei, precisei pausar clique por clique do professor pra prestar muita atenção onde ele tinha clicado, pois são inúmeras ferramentas e ele não fala onde está clicando, aí fica difícil acompanhar o mouse quando não se tem muita intimidade com o layout do software.

Enfim, desculpem o desabafo. Meu intuito aqui não foi fazer nenhum tipo de crítica destrutiva. São sugestões para que o curso possa ser melhorado, quem sabe numa atualização futura.

Att,

6 respostas

Bom dia Mateus, tudo bem ^^

1º - com relação a sua crítica. Tanto aqui, quanto no momento de avaliar o curso e importante que você nos informe sim esse seu sentimento. Por que é com base nele que melhoramos nossa didática e forma de apresentar o material, agradecemos muito o seu feedback.

2º - Com relação ao seu problema, vamos tentar resolver. Eu acho que é um problema apenas de visualização pela forma como você esta apresentando o propblema da mascara.

Tipo, como a resolução esta em half e o zoom da sua tela está em um valor "quebrado" o viewport pode estar mostrando esta faixa branca por conta da resolução reduzida e distancia de camera mas no resultado final esta faixa sumiria.

É uma tese, pois já passei por esse problema, tente colocar na resoluão full (lá na parte de baixo da janela principal a de composição tem vários icones é um dropdown que esta marcado como half)

Outra coisa que pode ser feito é expandir um pouco a sua máscara para identificar se este problema esta sendo causado por conta de tamanho do elemento mesmo. selecione a camada que possui esta mascara, abra suas configurações na setinha da esquerda, abra as configurações da mascara e em mask expansion tente aumentar o valor e veja se esta linha some.

Teste essas duas coisas, se o problema continuar vamos achar aqui juntos uma solução blz.

Um grande abraço

Boa tarde, Luiz!

Obrigado pelo feedback.

Tentei colocar no full e reduzi o zoom para um número que não fosse quebrado, como você orientou. Como você pode ver no print, não funcionou:

https://imgur.com/n9qrDqo

Novamente fica claro que isso só é perceptível pausando o vídeo. Como é uma animação curta/rápida, dificilmente será perceptível "a olho nu" no resultado final. Se eu entendi o que você quis dizer com a sugestão de aumentar a máscara, aqui não se aplica, porque o propósito dessa máscara é justamente que ela diminua até ficar no formato de um circulo em volta do personagem. Outra coisa que eu tentei foi aumentar o tamanho desse fundo azul. Mas não funcionou porque ele está dentro da composição Tela 1. E quando eu jogo a Tela 1 dentro do que seria a composição final, a máscara ignora o tamanho dos elementos dentro da Tela 1 e considera somente o tamanho total da Tela 1 enquanto composição. Não sei se consegui me expressar de forma clara.

Enfim, é um detalhe que eu gostaria de continuar tentando corrigir, mas não é isso que vai atrapalhar o andamento da atividade.

Grato desde já.

Bom dia Mateus, blz =D

Eu te entendo, mesmo que seja por um segundo é importante entender o que esta acontecendo e ajustar.

Teria como você me enviar o documento de alguma forma, subir no drive e compartilhar, para eu tentar identificar o que pode estar acontecendo?

Por ser uma coisa específica as ideias gerais que eu tive foram as que te passei, queria fazer uns testes e conseguir te falar de forma mais acertiva o que pode estar causando isso 8D

Um abraço

Luiz, veja se funciona o link que eu criei:

https://drive.google.com/file/d/1O_4AD6YLZlMRjp2PErnztN4_JIq2ED-0/view?usp=sharing

Att,

OIá senhor 8D.

Funcionou sim.

então eu consegui identificar o que é, sua composição tela 1 esta animando antes da hora e ela sai da sua composição final, ai cria aquela faixa branca na lateral por que de fato não existe conteúdo, você pode ou criar um elemento que vai animar junto para sair aquela faixa depois, ou ajustar um timming da sua animação para não acontecer aquilo

Eu expliquei melhor em um vídeozinho curto, ve se consegue dar uma olhada

video

Espero que ajude man, um abraço

Bacana, Luiz!

Também tinha pensado em recriar esse fundo azul, esse sólido azul, na composição final, em vez de deixá-lo na tela 1. Assim eu poderia deixá-lo maior que a composição e, quando ele andasse pro lado junto com a tela 1, teria uma "sobra" pro lado e a máscara não ia formar essa "borda". Mas isso é uma suposição minha, ainda não testei pra ver se realmente funciona.

Valeu, cara!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software