Mesmo trazendo o keyframe mais pro começo e desta forma "acelerando" a animação da máscara que transforma o fundo azul numa bola, ainda dá pra ver a borda de onde acaba a composição. Como podem observar no link abaixo, logo nos primeiros frames já dá pra ver a borda branca na lateral direita:
Isso com o Easy Ease aplicado, porque antes do Easy Ease a borda aparecia logo no primeiro frame que a composição "Tela 1" andou pra esquerda. Pode ser preciosismo de minha parte, numa animação tão rápida de poucos segundos provavelmente o "cliente" nem perceberia este "errinho", mas gostaria de saber se tem alguma outra forma de corrigir isso.
Aproveitando aqui o espaço, gostaria de já pedir desculpas se estiver postando isso no lugar errado porque é mais uma reclamação/sugestão do que uma dúvida em si.
Mas eu tive muita dificuldade nesta atividade, sendo que ao final dela não tenho segurança em dizer, por exemplo, que compreendi como o offset funciona. Geralmente eu acompanho as aulas pausando o vídeo etapa por etapa para ir fazendo o exercício "junto" com o professor. Quando a atividade parece um pouco mais complexa para mim e sinto dificuldade de acompanhar, o que eu faço: primeiro assisto o vídeo inteiro sem reproduzir no software o que o professor está fazendo, só assisto. Depois volto o vídeo desde o começo e vou pausando e fazendo etapa por etapa como eu falei.
Pois bem, tentei isso nessa atividade e nem assim consegui acompanhar. Precisei pausar o vídeo a cada clique do professor em cada botão, etc. Ou seja, eu praticamente copiei exatamente o que o professor fazia pra conseguir chegar no mesmo resultado que ele, o que não quer dizer que eu compreendi o processo que levou até lá.
Não sei se é uma dificuldade só minha, mas achei necessário vir aqui compartilhar com vocês. O After Effects é um programa complexo com inúmeras ferramentas e possibilidades. Dentro de cada ferramenta as vezes tem várias outras ferramentas, e por aí vai. Talvez pra alguém mais experiente não seja necessário, mas pra quem está conhecendo uma ferramenta pela primeira vez, acho importante o professor explicar passo a passo onde ele clicou. Por exemplo, quando ele aplica o "Animate" no texto, ele não fala que o "Text" tem que estar selecionado. Do contrário, o segundo animate é aplicado "dentro" do primeiro animate, se não me engano. Aconteceu comigo, aprendi na tentativa e erro (o que é válido, mas não exclui a responsabilidade do professor em tentar ser o mais claro possível afim de evitar ao máximo possíveis dúvidas daquele processo). No final do vídeo, quando ele aplica o mask, simplesmente há um corte no vídeo. Não aparece ele ativando os keyframes. Precisei voltar nessa parte pra entender o que ele tinha feito. E em várias outras, como eu falei, precisei pausar clique por clique do professor pra prestar muita atenção onde ele tinha clicado, pois são inúmeras ferramentas e ele não fala onde está clicando, aí fica difícil acompanhar o mouse quando não se tem muita intimidade com o layout do software.
Enfim, desculpem o desabafo. Meu intuito aqui não foi fazer nenhum tipo de crítica destrutiva. São sugestões para que o curso possa ser melhorado, quem sabe numa atualização futura.
Att,