Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Bootstrap vs Angular Material vs Você

Flávio,

Comecei a um mês nesse mundo de front-end em Angular... tem sido um desafio... a cada pesquisa encontro diversas novas opções para se fazer a mesma coisa. Eu fico em dúvida o que usar... então gasto horas lendo e pesquisando.. discutindo com amigos até chegar numa solução que nunca acho ser a melhor.

Hoje, pesquisando em como manipylar moal/dialog, conheci o "Angular Material". O que me fez repensar em todo meu código, estilos e efeitos. Como o tempo não é infinito, preciso me decidir, ao menos para esse projeto.

Queria saber sua opinião a respeito... vale usar Angular Material em um projeto mobile? A quantidade de componente e efeitos prontos é de brilhar os olhos... ainda mais a segurança de ser algo mantido pela própria google.

Me deparo com a facilidades, mas junto vêm uma grande carga de scripts. Fazer as coisas você mesmo garante que esta usando somente o que precisa, mas perco em produtividade. Afinal, para que vou programar um efeito bacana de um checkbox se o MatChekboxModule te dá isso?!? Para quê criar você mesmo a lógica de manipulação de um dialog se o MatDialogModule te traz boa parte do que precisa?!?

Obrigado P.S.: Escutei você no podcasst do Hipsters#142 - Angular vs React. Show!

2 respostas
solução!

Fala aí Rodrigo, tudo bem? Não sou o Flávio, mas irei tentar lhe ajudar e dar a minha opinião sobre o assunto.

Queria saber sua opinião a respeito... vale usar Angular Material em um projeto mobile?

Depende, se você pode criar um projeto com a cara do Material Design, ou seja, se seu projeto não possuí componentes personalizados, sim.

No meu trabalho, o projeto anterior ao qual estou agora, usávamos o Angular Material, em alguns momentos houve a necessidade de mudar as cores e deixar com uma cara mais do cliente, foi muito tranquilo.

Outro detalhe: Antes de importar bibliotecas dessa porte para o projeto, verifique o quanto vocês iram utilizá-la, se for apenas para um modal, eu acho desnecessário. Existem componentes de modais prontos por aí.

Se o design for muito personalizado, bem customizado pelo pessoal de UI/UX, acho mais interessante criar todos os componentes.

Tempo de projeto? Se precisa de algo urgente ou com o prazo bem apertado, utilizar frameworks CSS prontos vai garantir bastante produtividade, pois boa parte estará pronta.

Enfim, tudo depende do projeto, cenário, contexto e situação.

Espero ter ajudado.

Oi Matheus,

Agradeço muito pelos comentários!

Por enquanto estou com dificuldade em decidir com fazer as coisas... eu usei o angular material para fazer o dialog no projeto e ficou bacana. Mas somente para isso eu usei até então.

Vou atentar aplicar o material em outros componentes, como campos de formulário. Apesar de ter estilos específicos para o projeto, vejo que muitos são bem similares ao do angular material.

At,