1
resposta

Bom Relacionado ao código de colisão da bolinha com as raquetes.

Bom dia!

Gostaria de compartilhar com voces nao uma descoberta mas uma situaçao que achei interessante dentro da programaçao da colisao da bolinha com a Minha Raquete e a raquete do Oponente. Onde de certa forma o Professor ensina a programar no Scrath. No código a bolinha tende a colidir com as raquetes e retornar a uma direçao aleátoria, porém o professor prograou o código em uma unica linha interagindo as duas vertendes de colisao, como todos nos iniciantes ja sabemos. Porém eu fiz de outra maneira sem estar acompanhando o video e copiei a primeira vertente do codigo e colei no mesmo campo somente alterando qual operador seria colidido no toque da bolinha e tambem funcionou desta forma. A questao é a seguinte, seria correto programar desta forma ou teria que seguir a risca a tecnica do professor, visto que a ideia de logica de programaçao seria a mesma, e desta forma acredito eu que pratiquei de certa forma u raciocinio logio pessoal de minha parte sem querer seguir a risca o professor ou ate memo copia-lo no ensino.

Att e Obrigado pela a tençao de voces.

Pong no Scrath

1 resposta

Olá Pedro, como vai?

Está tudo certo em fazer assim, não se preocupe. É muito bacana essa sua exploração do conteúdo e utilização da lógica pra criar seu próprio código, isso pode te ajudar a absorver melhor os conteúdos também.

Na programação existem diversas maneiras de chegar a um mesmo resultado e a medida que você vai conhecendo as possibilidades vai aprendendo a escolher qual o melhor a ser utilizado para cada situação. E a melhor maneira de descobrir isso é estudando, aplicando e testando as diversas possibilidades.

Existe uma técnica conhecida como refatoração de código que consiste em fazer alterações no código para melhorar a legibilidade, minimizar a quantidade de código escrito e melhorar a performance também.

Nesse caso do exemplo que você deu podemos dizer que o código que o professor escreveu seria uma versão refatorada do seu. Os dois tem exatamente a mesma funcionalidade, porém um é a versão mais otimizada de outro. Vou deixar aqui esse artigo pra se você quiser entender um pouquinho mais de como a refatoração funciona. =)

Mas não se preocupe muito com isso agora, beleza? Nesse momento de aprendizado é importante que você teste várias possibilidades diferentes de fazer a mesma coisa mesmo, porque assim com o tempo e mais conhecimentos você vai desenvolvendo as habilidades de perceber quando seu código pode ser melhorado e vai poder refatorar ele.

Gostei bastante da sua curiosidade e iniciativa de propor um jeito diferente de fazer o projeto, isso é muito legal! Parabéns e continue assim!

Ah e se tiver alguma dúvida ou sugestão fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos! =)