Olá pessoal, tenho uma pergunta meio besta, mas lá vai... qual é um bom editor de texto em linux para programar em PHP? Estou começando hoje o curso de PHP e na primeira aula fiz pelo "nano"... mas não achei prático... alguma sugestão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, tenho uma pergunta meio besta, mas lá vai... qual é um bom editor de texto em linux para programar em PHP? Estou começando hoje o curso de PHP e na primeira aula fiz pelo "nano"... mas não achei prático... alguma sugestão?
Netbeans é uma boa escolha para iniciar.
Sublime text 3 também é uma excelente IDE.
Eclipse para PHP é bom, mas acho demasiadamente lento.
Mas existem diversos outros editores menos robustos que suportam, se utiliza o Ubuntu, da uma olhada na loja dele que tem várias alternativas.
O próprio editor Gedit (acho que é esse nome) é um bom editor, similar ao notepad++.
Olá Philipe,
Como o Paulo falou, NetBeans é uma ótima escolha. Por se uma IDE ele vai te ajudar muito mais do que um simples editor de textos.
Eu recomendo a quem está aprendendo pra ir sempre no meio termo entre simplicidade e utilidade, pois como uma IDE e alguns plugins de editores de texto fazem de certa forma o seu trabalho como programador, isso não é o ideal para o aprendizado.
No ubuntu ou distros baseadas em Ubuntu você vai encontrar ótimas opções. Eu gosto muito de usar o Scratch, que é um editor de texto que vem junto do Elementary OS, e é bom porque a forma "nativa" dele vem bem simples, como um notepad++, porém você pode configura-lo pra ficar de acordo com o que você preferir, cores do texto, do fundo e das sintaxes.
Enquanto estava aprendendo, conheci também o Bluefish editor, que assim como o scratch é um editor que te oferece diversas funcionalidades, e mesmo assim continua leve.