4
respostas

Bom editor de texto em linux?

Olá pessoal, tenho uma pergunta meio besta, mas lá vai... qual é um bom editor de texto em linux para programar em PHP? Estou começando hoje o curso de PHP e na primeira aula fiz pelo "nano"... mas não achei prático... alguma sugestão?

4 respostas

Netbeans é uma boa escolha para iniciar.

Sublime text 3 também é uma excelente IDE.

Eclipse para PHP é bom, mas acho demasiadamente lento.

Mas existem diversos outros editores menos robustos que suportam, se utiliza o Ubuntu, da uma olhada na loja dele que tem várias alternativas.

O próprio editor Gedit (acho que é esse nome) é um bom editor, similar ao notepad++.

Olá Philipe,

Como o Paulo falou, NetBeans é uma ótima escolha. Por se uma IDE ele vai te ajudar muito mais do que um simples editor de textos.

Eu recomendo a quem está aprendendo pra ir sempre no meio termo entre simplicidade e utilidade, pois como uma IDE e alguns plugins de editores de texto fazem de certa forma o seu trabalho como programador, isso não é o ideal para o aprendizado.

No ubuntu ou distros baseadas em Ubuntu você vai encontrar ótimas opções. Eu gosto muito de usar o Scratch, que é um editor de texto que vem junto do Elementary OS, e é bom porque a forma "nativa" dele vem bem simples, como um notepad++, porém você pode configura-lo pra ficar de acordo com o que você preferir, cores do texto, do fundo e das sintaxes.

Enquanto estava aprendendo, conheci também o Bluefish editor, que assim como o scratch é um editor que te oferece diversas funcionalidades, e mesmo assim continua leve.