4
respostas

Bom editor de texto em linux?

Olá pessoal, tenho uma pergunta meio besta, mas lá vai... qual é um bom editor de texto em linux para programar em PHP? Estou começando hoje o curso de PHP e na primeira aula fiz pelo "nano"... mas não achei prático... alguma sugestão?

4 respostas

Netbeans é uma boa escolha para iniciar.

Sublime text 3 também é uma excelente IDE.

Eclipse para PHP é bom, mas acho demasiadamente lento.

Mas existem diversos outros editores menos robustos que suportam, se utiliza o Ubuntu, da uma olhada na loja dele que tem várias alternativas.

O próprio editor Gedit (acho que é esse nome) é um bom editor, similar ao notepad++.

Olá Philipe,

Como o Paulo falou, NetBeans é uma ótima escolha. Por se uma IDE ele vai te ajudar muito mais do que um simples editor de textos.

Eu recomendo a quem está aprendendo pra ir sempre no meio termo entre simplicidade e utilidade, pois como uma IDE e alguns plugins de editores de texto fazem de certa forma o seu trabalho como programador, isso não é o ideal para o aprendizado.

No ubuntu ou distros baseadas em Ubuntu você vai encontrar ótimas opções. Eu gosto muito de usar o Scratch, que é um editor de texto que vem junto do Elementary OS, e é bom porque a forma "nativa" dele vem bem simples, como um notepad++, porém você pode configura-lo pra ficar de acordo com o que você preferir, cores do texto, do fundo e das sintaxes.

Enquanto estava aprendendo, conheci também o Bluefish editor, que assim como o scratch é um editor que te oferece diversas funcionalidades, e mesmo assim continua leve.

Porém, como o Paulo falou também, há diversas opções por ai, e o uso delas vai variando de acordo com a necessidade, e conforme você vai evoluindo na programação. Hoje em dia nosso universo tecnológico é tão evoluído, que podemos sem dificuldade nenhuma usar o editor da microsoft, o VS Code, que é um editor de texto cheio de funcionalidades (mas dependendo do seu computador pode ser lento rs) e ele tem sido o mais recomendado pelos programadores, hipsters e não hipsters.

Abraço e bons estudos!!!

IDE

-PHPStorm

-Netbeans

-Eclipse

Code Editor

-Atom

-VSCode

-Sublime Text 3

Se você está começando a programar, recomendo usar um Editor de Texto, pois você não irá usufruir 90% dos recursos que uma IDE possui.

Para PHP eu prefixo o Sublime Text.

Plugins que eu uso no Sublime:

PHPCS

PHP Completions Kit

Php Companion

Advanced New File

Para rodar alguns plugins é necessário baixar estes arquivos:

PHP CS FIXER

PHP CodeSniffer

Valeu galera.. as dicas de vocês me ajudaram muito.. consegui rodar aqui e já estou seguindo em frente nas aulas aqui do Alura em PHP.. tive umas dificuldades para fazer o xampp e o IDE funcionar mas consegui. muito obrigado!!