1
resposta

Bom design

Por que o bom design é invisível? Por exemplo, a tela da aula em cor-de-rosa não é nada invisível, a sua foto com fundo que resulta roxo e com a borda cor-de-rosa também não é nada invisível. A logo da Coca-Cola não é invisível, A maçã da Apple também não, porque criou-se uma atmosfera em torno da marca que, mesmo discreta, é vista. Um produto como um litro de leite não deve ficar invisível na prateleira, nem a placa de um estabelecimento. Uma roupa com um bom design pode ser desde as que são usadas em desfile de moda, com detalhes totalmente estravagantes até uma calça cor de pérola com uma blusa branca bem projetadas, cortadas e costuradas, com os acessórios corretos e tal. Acho que "bom" também é uma palavra relativa. É mais fácil dizer os elementos que são bons... não? Tem boa usabilidade, é confortável para os olhos, não é agressivo ao contrastar cores, etc. Só um ponto de vista meu, tá? Se for importante eu compreender o "bom"design como invisível, peço a gentileza de me dizer o que vc pensou ao dizer isto. Por exemplo: é para não chamar mais atenção que o produto a ser vendido? Mas o produto a ser vendido não será destacado pelo bom design? É para não concorrer com o texto? Mas ele também é texto...

1 resposta

Oi Maria! Tudo bem?

Entendi sua dúvida sobre o conceito de "bom design" ser invisível. É um ponto realmente interessante e que pode parecer contraditório à primeira vista. Vamos tentar esclarecer isso juntos!

Quando falamos que "o bom design é invisível", estamos nos referindo ao fato de que um design bem-feito não chama a atenção para si mesmo de maneira negativa ou distrativa. Ele funciona tão bem que você nem percebe que está lá, porque ele facilita a usabilidade e a experiência do usuário de forma natural e intuitiva.

Por exemplo, pense em um site bem projetado. Você navega por ele sem esforço, encontra o que precisa rapidamente e a experiência é agradável. Você não fica frustrada tentando entender como as coisas funcionam ou onde clicar. Nesse caso, o design está "invisível" porque não cria barreiras; ele simplesmente funciona.

Outro exemplo prático é o design de um smartphone. Quando você usa um iPhone, por exemplo, a interface é tão intuitiva que você não precisa pensar sobre como usá-la. O design está lá, mas não atrapalha sua experiência; ele a facilita.

Agora, sobre os exemplos que você mencionou, como a logo da Coca-Cola ou a maçã da Apple, esses são elementos de design que têm um propósito específico de serem reconhecidos e lembrados. Eles são visíveis, sim, mas o bom design nesses casos está na forma como esses elementos se integram perfeitamente à identidade da marca e como eles são percebidos de maneira positiva e eficaz pelo público.

Portanto, quando falamos que o bom design é invisível, queremos dizer que ele não deve se tornar um obstáculo ou um ponto de frustração. Ele deve ser funcional, intuitivo e agradável, de modo que a pessoa usuária nem perceba que está sendo guiada por ele.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!