Não sei se era exatamente isso que o exercício pedia, mas consegui fazer que enquanto você aperta o SHIFT o diâmetro da bolinha aumenta e se você soltar SHIFT o diâmetro volta a como era antes. E adicionei também uma borracha ao segurar o botão SHIFT e clicar com o Botão Esquerdo onde quer apagar.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var corFundo = 'lightgrey';
var pincelCor = ['blue', 'red', 'green', 'black'];
var corAtual = 0;
var diametroPadrao = 5; // diametro padrão da bolinha
var aumentoDiametro = 10; // aumenta em + 5 o diametro // no caso 10
var diametroBorracha = 50; // diametro da borracha
pincel.fillStyle = corFundo;
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function botaoDireito(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(evento.shiftKey) {
pincel.fillStyle = corFundo;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, diametroBorracha, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
} else if (evento.shiftKey == false) {
corAtual++;
if(corAtual >= 4) {
corAtual = 0;
}
}
return false;
//console.log(evento);
}
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
cor = pincelCor[corAtual];
var diametro = diametroPadrao;
if(evento.shiftKey) {
diametro = diametro + aumentoDiametro;
}
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, diametro, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
//console.log(evento);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
tela.oncontextmenu = botaoDireito;
</script>