Fala pessoal!
Alguém pode me ajudar? Não consegui aplicar a solução sugerida para quando a bolinha fica presa. Obrigado!
Segue o link para o meu código abaixo:
Fala pessoal!
Alguém pode me ajudar? Não consegui aplicar a solução sugerida para quando a bolinha fica presa. Obrigado!
Segue o link para o meu código abaixo:
Olá, Rodrigo! Tudo certo?
Chequei seu código e fiz apenas algumas alterações, como retirar a função da bolinha não fica presa e modificar a condição de colisão. olha só:
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//Velocidade da bolinha
let velocityXBolinha = 6;
let velocityYBolinha = 6;
//Variáveis da raquete
let xRaquete = 02;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//Variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 583;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Variável colisão
let colidiu = false
//Variável placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//Variáveis para os sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//Variável de erro do oponente
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
//trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
movimentaMinhaRaquete();
//movimentaRaqueteOponente ();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaqueteOponente (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
verificaColisaoRaquete (xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraBolinha (){
circle(xBolinha, yBolinha,diametro)
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocityXBolinha;
yBolinha += velocityYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){velocityXBolinha *=-1}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){velocityYBolinha *= -1}
}
function mostraRaquete (x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function mostraRaqueteOponente () {
rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown (UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete (){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocityXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete (x, y){
colidiu = collideRectCircle (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio)
if (colidiu){
velocityXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente (){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 50
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar (){
stroke (255);
textAlign (CENTER);
textSize (16);
fill (color(255, 140, 0));
rect (150, 10, 40, 20);
fill (255);
text (meusPontos, 170, 26);
fill (color(255, 140, 0));
rect (450, 10, 40, 20);
fill (255);
text (pontosOponente, 470,26);
}
function marcaPonto (){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa (){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 35;
}
if (xBolinha - raio > 595){
xBolinha = 570
}
}
Teste e verifique se funciona
Um abraço e bons estudos!
Olá Camila!
Muuuitíssimo obrigado!
Boa semana!
Rodrigo