Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

bolinhaNaoFicaPresa is not defined

Fala pessoal!

Alguém pode me ajudar? Não consegui aplicar a solução sugerida para quando a bolinha fica presa. Obrigado!

Segue o link para o meu código abaixo:

https://editor.p5js.org/rodev22/sketches/BchMH3WuU

2 respostas
solução!

Olá, Rodrigo! Tudo certo?

Chequei seu código e fiz apenas algumas alterações, como retirar a função da bolinha não fica presa e modificar a condição de colisão. olha só:

//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//Velocidade da bolinha
let velocityXBolinha = 6;
let velocityYBolinha = 6;

//Variáveis da raquete
let xRaquete = 02;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//Variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 583;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//Variável colisão
let colidiu = false

//Variável placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

//Variáveis para os sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

//Variável de erro do oponente
let chanceDeErrar = 0;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  //trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();

  movimentaMinhaRaquete();
  //movimentaRaqueteOponente ();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaqueteOponente (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  verificaColisaoRaquete (xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  bolinhaNaoFicaPresa();

}

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha,diametro)
}

function movimentaBolinha (){
  xBolinha += velocityXBolinha;
  yBolinha += velocityYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){
   if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){velocityXBolinha *=-1}

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){velocityYBolinha *= -1}
}

function mostraRaquete (x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);  
}

function mostraRaqueteOponente () {
rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura);  
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown (UP_ARROW)){
  yRaquete -= 10;
}
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
  yRaquete += 10;
  }
}
function verificaColisaoRaquete (){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
     velocityXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
    }
  }
function verificaColisaoRaquete (x, y){
      colidiu = collideRectCircle (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio)
  if (colidiu){
      velocityXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
      }
function movimentaRaqueteOponente (){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 50
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}
function incluiPlacar (){
  stroke (255);
  textAlign (CENTER);
  textSize (16);
  fill (color(255, 140, 0));
  rect (150, 10, 40, 20);
  fill (255);
  text (meusPontos, 170, 26);
  fill (color(255, 140, 0));
  rect (450, 10, 40, 20);
  fill (255);
  text (pontosOponente, 470,26);
}
function marcaPonto (){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosOponente += 1;
    ponto.play();
  }

}

function bolinhaNaoFicaPresa (){
    if (xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 35;
      }
    if (xBolinha - raio > 595){
      xBolinha = 570
      }
}

Teste e verifique se funciona

Um abraço e bons estudos!

Olá Camila!

Muuuitíssimo obrigado!

Boa semana!

Rodrigo