Oi, Mayla! Tudo bem? Espero que esteja gostando do curso!
Peço desculpas pela demora por um retorno
Para conseguirmos ajustar esse problema não esperado devemos inicialmente identificar o que o caracteriza. Nesse caso, em alguns momentos a bolinha fica presa, sempre nas extremidades do jogo (quando x > 220 para o lado direito, ou quando x < -220 para o lado esquerdo e em alguns casos com y > 170 ou y < -170), travando a bolinha nessa posição e somando pontos infinitos.
Na programação existem diferentes formas de se chegar a um resultado esperado, nesse caso em especial, uma delas é a adição ao código de algumas condições e alterações:
Inicialmente, assim que a bolinha chegar na extremidade de x (quando x > 229 ou x < -229), ou seja: quando a bolinha bater na parede, o som de ponto será tocado instantaneamente, porém o programa esperará 1 segundo e avaliará se a bolinha continua presa naquele local (ou seja, se ela continua com as mesmas coordenadas das extremidades de x ou y 1 segundo após ter tocado a parede).
Dessa forma, caso o programa identifique que a bolinha está presa nas extremidades ele moverá a bolinha, alterando a sua localização em x para 220 (caso ela esteja presa a direita) ou para -220 (caso ela esteja presa a esquerda), libertando assim a bolinha daquela posição e devolvendo a sua movimentação ao jogo.
Porém, ao contrário do exposto acima, caso o programa identifique que após 1 segundo a bolinha está localizada fora das extremidades (y entre 170 e - 170 e x entre 220 e -220), ele soma 1 ponto normalmente ao placar (e apenas soma o ponto quando a bolinha sai das extremidades, resolvendo o problema da marcação de pontuação infinita).
Segue abaixo duas fotos das alterações feitas no código para resolver o problema e para você acompanhar melhor a explicação dada acima:
Espero ter ajudado :)
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o problema ou a explicação, fique a vontade para perguntar, estou à disposição para ajudar.
Um forte abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!