Boa tarde.
O meu código está com o BUG que a bolinha fica travada no meio e não está se movimentando no eixo "X" , somente no eixo "Y".
Não estou compreendendo onde está o erro e conto com ajuda de vocês.
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha
yBolinha += velocidadeyBolinha
}
function verificaColisaoBorda(){
// || = OR
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ){
velocidadexBolinha *= -1;
}
// || = OR
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ){
velocidadeyBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
// && = AND
if (xBolinha - raio < x + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < y + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > y){
velocidadexBolinha *= -1;
}
}