<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Document</title>
</head>
<body>
<canvas width="800" height="600"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
//desenhando a tela
pincel.fillStyle = "#002244"
pincel.fillRect(0,0,800,600);
pincel.fill();
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenharTela(){
pincel.fillStyle = "#002244"
pincel.fillRect(0,0,800,600);
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle="#69BE28";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 800, 600);
desenharTela();
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
let tecla = evento.keyCode;
if(tecla == 39 && x < 780){
x = x + taxa;
} else if(tecla == 37 && x > 20){
x = x - taxa;
} else if (tecla == 38 && y > 20){
y = y - taxa;
} else if (tecla == 40 && y < 580){
y = y + taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>
</script>
</body>
</html>