HTML:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
JavaScript:
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = "blue";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
var codigo = evento.keyCode;
if(codigo==esquerda && x >= 20){
x -= taxa;
}else if(codigo==direita && x <= 580){
x += taxa;
}else if(codigo==cima && y >= 20){
y -= taxa;
}if(codigo == baixo && y <= 380){
y += taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;