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Bolinha que vai e volta

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;

    var sentido = 1;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if( x > 600) {
            sentido = -1;
        } else if (x < 0) {
            sentido = 1;
        } 

        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x = x + sentido;
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>
1 resposta

Oi Pedro, tudo bem?

Obrigado pela paciência em aguardar uma resposta!

Fico feliz que tenha conseguido implementar os códigos apresentados durante o curso. Seu código apresenta boa indentação, clareza e está super organizado. Parabéns pela dedicação!

Caso queira aplicar uma pequena mudança na escrita do seu código sugiro que você coloque dessa forma:

desenhaCirculo(x, 20, 10);
    x += sentido;

O sentido é o mesmo, mas só deixo a sugestão para acrescentar conhecimento e novas formas de escrever um mesmo comando.

Caso tenha dúvidas, estarei à disposição para te ajudar!

Grande abraço e bons estudos!