1
resposta

Bolinha Pulsante

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
        pincel.fillStyle = 'lightgray';
        pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;

    var raio = 19;

    var sentido = 1;

    var fatorCrescimento = 0;


    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if( x > 600) {
            sentido = -1;
        } else if (x < 0) {
            sentido = 1;
        } 

        if(raio > 30) {
            fatorCrescimento = -1;
        } else if (raio < 20) {
            fatorCrescimento = 1;
        }

        raio = raio + fatorCrescimento;

        desenhaCirculo(x, 200, raio, 'blue');
        x = x + sentido;
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>
1 resposta

Mandando bem, Silvestre!

Sempre revisite seus códigos para que force a pensar de uma outra forma de chegar no mesmo resultado ou até melhor

Um abraço e bons estudos