Olá Erica, tudo bem? Espero que sim!
O trecho de código fornecido está faltando algumas partes essenciais para lidar com a colisão da bolinha.
Aqui está um exemplo de como você pode fazer a bolinha colidir com as paredes:
let xBolinha = 200;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
// Verificar colisão com as paredes horizontais
if (xBolinha + diametro / 2 > width || xBolinha - diametro / 2 < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
// Verificar colisão com as paredes verticais
if (yBolinha + diametro / 2 > height || yBolinha - diametro / 2 < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
Nesse exemplo, o código verifica se a posição da bolinha (xBolinha
e yBolinha
) está além dos limites do canvas em cada direção (horizontal e vertical). Se a bolinha ultrapassar esses limites, as velocidades horizontal (velocidadeXBolinha
) e vertical (velocidadeYBolinha
) são invertidas, causando a mudança de direção.
Certifique-se de ter importado corretamente a biblioteca p5.js e de que o seu código está dentro das funções setup(
) e draw()
. Além disso, ajuste o tamanho do canvas (createCanvas()
) e as velocidades da bolinha (velocidadeXBolinha e velocidadeYBolinha
) de acordo com as suas necessidades.
Espero ter ajudado!
Caso tenha dúvidas, fico à disposição.
Abraços e bons estudos!
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