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resposta

bolinha não toca nas raquetes

Bom dia!

Agora ele não reconhece a raquete, tanto o meu como do oponente, a bolinha passa direto para as bordas do dois lados! Alguém pode me ajudar? OBS: O p5.js não da mensagem de erro!

//variaveis da bolinha

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20 ;
let raio = diametro /2;

//variaveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = -2;
let velocidadeYBolinha = 2;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis da raquete

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variaveis do oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente =150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;




function setup() {
  createCanvas(600, 400);


}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaqueteOponente(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  //yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
   if(xBolinha +  raio> width || xBolinha - raio < 0){velocidadeXBolinha *= -1
}
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){velocidadeYBolinha *= -1;}
}

function mostraRaquete(){ 
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function mostraRaqueteOponente(x,y){
  rect( x, y, raqueteComprimento,raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
   if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){


  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
      && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function VerificaColisaoRaquete(x, y){

  colidiu = 
collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha, yBolinha, raio);    
  if (colidiu){
      velocidadeXBolinha *= -1;
      }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
1 resposta

Oii Fabio, tudo bem por aí?

Isso acontece pois a função que está sendo chamada no draw é a primeira que foi criada, antes de utilizarmos a biblioteca. Ela não faz uso dos parâmetros, então a chamada não teve efeito.

O JS é uma linguagem majoritariamente síncrona, que executa o código linha a linha, então aquelas funções que estão antes no código serão executadas primeiro.

Para desconsiderar a função que não será mais utilizada, você pode comentá-la em bloco, deixando entre os sinais barra e asterisco, assim:

/*
function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
      && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
} 
*/

Agora, ao clicarmos no play receberemos uma mensagem de erro dizendo que verificaColisaoRaquete não está definida: a nova função tem a primeira letra maiúscula. Corrigir esse detalhe fará com que o jogo volte a funcionar como esperado!

Espero ter ajudado, Fabio. Conte com o fórum sempre que tiver dúvidas.

Forte abraço!

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