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bolinha não colide com a borda

let xBolinha=300 let yBolinha=200 let Diametro=35

let velocidadexBolinha = 7 let velocidadeyBolinha = 7

function setup() { createCanvas (600,400) }

function draw() { background(0); circle (xBolinha , yBolinha, Diametro) xBolinha += velocidadexBolinha yBolinha += velocidadeyBolinha }

if (xBolinha > width || xBolinha < 0){ velocidadexBolinha *= -1; } if (yBolinha > height || yBolinha <0){ velocidadeyBolinha *= -1; }

1 resposta
solução!

Oi, Higor! Tudo certo?

Observei seu código e notei que falta apenas a subtração pelo raio, olha só como fica:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

Espero que as informações ajudem você!

um abraço e bons estudos!