0
respostas

bolinha movimentando somente no eixo y

//variaveis da bola
let xbolinha = 300; 
let ybolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro / 2;

//variaveis de movimento bola
let speedxcircle = 6;
let speedycircle = 6;

//variaveis da raquete
let xraquete = 5;
let yraquete = 150;
let comprimentoraquete= 10;
let alturaraquete = 90;

//variaveis de movimento raquete]
let speedxrect = 0
let speedyrect = 5

//variaveis do oponente
let xraqueteop = 585;
let yraqueteop = 150;
let speedyop;

function setup()
{
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostrabola();
  movimentabola();
  verificaborda();
  mostraraquete(xraquete, yraquete);
  mostraraquete(xraqueteop, yraqueteop);
  movimentaraquete();
  movimentaraqueteop();
  verificacolisão(xraquete, yraquete);

}

function mostrabola(){
circle(xbolinha,ybolinha , diametro);
}
function movimentabola(){
  xbolinha = xbolinha + speedxcircle;
  ybolinha = ybolinha + speedycircle;
}
function verificaborda(){
  if (xbolinha + raio > width || xbolinha - raio <0){
    speedxcircle *= -1;
}
  if (ybolinha + raio > height || ybolinha - raio < 0 ){
    speedycircle *= -1;   
}
}
function mostraraquete(x,y){
  rect(x,y,comprimentoraquete,alturaraquete);
}
function movimentaraquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW))
  yraquete -= 10;
   if (keyIsDown(DOWN_ARROW))
  yraquete += 10;
}
function movimentaraqueteop(){
  speedyop = ybolinha - yraqueteop - comprimentoraquete /2 -30;
  yraqueteop += speedyop
}                           
function verificacolisão(x,y){
   if (xbolinha - raio < x + comprimentoraquete 
       && ybolinha - raio < y + alturaraquete
      && ybolinha + raio > y)
  {
    speedxcircle *= -1
  }
}