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Bolinha Java

Segue o link e código da movimentação da bolinha.

https://editor.p5js.org/RafaRebello/full/GwIRvCTAp

//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 22; let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha let velocidadexBolinha = 6; let velocidadeyBolinha = 6;

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificarColisaoBordas();

}

function mostraBolinha(){ circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }

function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadexBolinha; yBolinha += velocidadeyBolinha; }

function verificarColisaoBordas(){ if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadexBolinha *= -1 }

if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeyBolinha *= -1; } }

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Maneiro amigo!

Achei legal conhecer o conceito de refatoração, que é tornar o código mais legível.


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamentroBolinha = 30;
let raioBolinha = diamentroBolinha /2;

//velocidade da bolinha
let velXBolinha = 6;
let velYBolinha = 6;

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha ();
  movimentaBolinha ();
  verificaColisaoBorda ();
}

function mostraBolinha (){
    circle(xBolinha, yBolinha, diamentroBolinha);
}

function movimentaBolinha () {
  xBolinha += velXBolinha;
  yBolinha += velYBolinha;  
}

function verificaColisaoBorda () {
  if (xBolinha + raioBolinha > width || xBolinha - raioBolinha < 0) {
    velXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raioBolinha > height || yBolinha - raioBolinha < 0) {
    velYBolinha *= -1;
  }  
}

aula show de bola! fiz conforme está na aula.

segue o link: https://editor.p5js.org/marcosbartu/sketches/3BV_qvh9k

//variaveis da Bolinha let xBolinha=300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;

//velocidade da Bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() { createCanvas(600, 400); } function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda ();

}

function mostraBolinha(){ circle(xBolinha,yBolinha,diametro )}

function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha ; }

function verificaColisaoBorda(){ if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ){ velocidadeXBolinha *= -1; } if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1 } }