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resposta

bolinha grudada na raquete

Pessoal, minha bolinha está ficando grudada na raquete e parando de se mexer

//variaveisBolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/ 2;

//velocidadeBolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete 
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha ();
  movimentaBolinha();
  verificaBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaRaqueteE();
  verificaColisaoRaquete();

}

function mostraBolinha(){
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro );
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaBorda(){
  if (xBolinha + raio > width ||
     xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1; 
  }

  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
     velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, larguraRaquete,alturaRaquete); 
}

function movimentaRaqueteE(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10; 
}

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10 
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete){
    velocidaXBolinha *= -1;   
  }
}

1 resposta
solução!

Tudo bom Bruna, boa noite!

Bruna, no seu código na linha 69 está escrito velocidade errado, diferente de como você declarou as variáveis.

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete){
    velocidaXBolinha *= -1;   
  }
}

O correto seria velocidadeXBolinha em vez de velocidaXBolinha.

Uma outro dica: Você pode reparar que em baixo da onde você escreve o código tem uma área chamada Console, que pode estar minimizada, só clicar que lá ele dá um feedback do que pode ser o erro no seu código, e lá descriminou que tinha algo de errado na linha 69.

Uncaught ReferenceError: velocidaXBolinha is not defined (sketch: line 69)

Neste erro você pode ver que ele diz que é um erro de Referencia, que o nome velocidaXBolinha não está definido, e nisso ele te da a linha do problema.

Espero ter ajudado no seu desenvolvimento, Abraço!