Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Bolinha gruda na raquete

A bolinha fica grudada na raquete. Em outro tópico do fórum (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-raquete-com-erro-87752), a solução estava em centralizar os atores. Centralizei os atores manualmente, pois não encontrei nenhum recurso no Scratch para a centralização exata. Mesmo assim, o problema não foi resolvido.

Meu projeto está compartilhado no seguinte endereço: https://scratch.mit.edu/projects/321456508

6 respostas
solução!

Olá Alberto, como vai?

Sugiro 2 possíveis caminhos para solucionar o problema:

  • Assim que a bolinha colidiu e a direção for invertida, inclua o código mova 15 passos, conforme esta imagem

  • Sugiro também que diminua o espaço da borda da tela e as raquetes, impossibilitando delas irem por trás

Realiza por gentileza esse teste e nos fale se deu certo.

Parabéns pelo projeto e conte a Alura.

: )

Fiz esses procedimentos porém a bolinha fica presa na raquete:

https://scratch.mit.edu/projects/321522862

Fala Hudson, como vai?

Joguei o jogo que desenvolveu e ficou bem legal a sonoridade, Parabéns!

Em relação a raquete, altere por gentileza a velocidade da bolinha para 12 e execute o jogo.

Uma outra sugestão, é alterar o valor que verifica se a posição x é maior que 237 para 229, assim a pessoa que jogar conseguirá marcar pontos também.

Parabéns e bons estudos!

: )

Atualizei e fiz uns ajustes no teste e erro, agora acho que ficou bom.

Que legal Hudson.

Parabéns e bons estudos!

: )

Guilherme, fiz os ajustes que você sugeriu e o problema, pelo menos nos meus testes, foi resolvido. Gostaria de fazer alguns comentários:

  • Ao incluir o "mova 15 passos", forço a bolinha a desgrudar da raquete. É isso?
  • Quando reposicionei a raquete do oponente para mais perto da borda, percebi que não basta apenas alterar a sua posição x inicial. É preciso alterar também sua posição x quando está deslizando.