Oi Andressa, tudo certo?
O código de pontuação nesse caso é definido por uma coordenada, o contato é apenas uma forma da nossa bolinha quicar pela tela.
Considerando que a proporção dos nossos objetos são diferentes do instrutor, pois criamos a bolinha e a raquete manualmente, o nosso código também possuirá alguns valores diferentes.
O código de pontuação se refere ao eixo x tanto da tela quanto da bolinha, sendo assim, a partir do momento que a bolinha passa pela coordenada x da tela, os pontos começam a contabilizar só parando quando a bolinha sair daquela posição.
Se os pontos estão contabilizando mais de uma vez é possível que a coordenada escolhida esteja distante da borda, assim a bolinha fica mais tempo após essa coordenada e contabilizando mais pontos antes de bater na borda e retornar.
Quanto ao limite de contato da bolinha e da raquete, quando consideramos o limite máximo observamos o centro dos objetos e o tamanho da tela, a posição x de um objeto é marcada por seu centro e o máximo que ele pode chegar sem colisão é o tamanho da tela, dessa forma sendo dividido pela metade por ela.
No caso do contato da bolinha, definimos no final do código de movimento que sempre que o ator colidir em uma borda ele voltará, por conta disso a bolinha dá a impressão de ter um limite menor:

Espero ter sanado sua dúvida, estamos à disposição, conte conosco!
Um bom dia e bons estudos.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓