1
resposta

bolinha em um só lance, se constado contato na area de marcação de pontos faz mais de um ponto

Bom, fiz exatamente como segue o video mas na hora de jogar, se em uma mesma jogada minha bolinha ou a do oponente encostar na area determinada mais de uma vez, ele conta como se fosse dois pontos, sendo que na verdade, basta 1 toque para contar 1 ponto. Sem falar que a area demarcada no video é impossivel de por e que é estranho que as raquetes podem ser postas num area de x=230 porem a bolinha aparentemente o limite de contato com a parede é de 220 á 222, se posta a area de marcação acima disso, não pontua o jogo.

Alguem poderia me auxiliar?

1 resposta

Oi Andressa, tudo certo?

O código de pontuação nesse caso é definido por uma coordenada, o contato é apenas uma forma da nossa bolinha quicar pela tela.

Considerando que a proporção dos nossos objetos são diferentes do instrutor, pois criamos a bolinha e a raquete manualmente, o nosso código também possuirá alguns valores diferentes.

O código de pontuação se refere ao eixo x tanto da tela quanto da bolinha, sendo assim, a partir do momento que a bolinha passa pela coordenada x da tela, os pontos começam a contabilizar só parando quando a bolinha sair daquela posição. Se os pontos estão contabilizando mais de uma vez é possível que a coordenada escolhida esteja distante da borda, assim a bolinha fica mais tempo após essa coordenada e contabilizando mais pontos antes de bater na borda e retornar.

Quanto ao limite de contato da bolinha e da raquete, quando consideramos o limite máximo observamos o centro dos objetos e o tamanho da tela, a posição x de um objeto é marcada por seu centro e o máximo que ele pode chegar sem colisão é o tamanho da tela, dessa forma sendo dividido pela metade por ela. No caso do contato da bolinha, definimos no final do código de movimento que sempre que o ator colidir em uma borda ele voltará, por conta disso a bolinha dá a impressão de ter um limite menor:

Inicio da transcrição. Captura de tela de um código do scratch, o código fala que quando a bandeira for clicada sempre mova 12 passos e muda e a posição y da bolinha para posição y menos cinquenta, por fim se tocar na vorda volte. Fim da Transcrição.

Espero ter sanado sua dúvida, estamos à disposição, conte conosco!

Um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓