<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaBolinha(x, y, raio){
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var sentido = 1;
var raio = 19;
var controle = 0;
function pulsaBolinha() {
limpaTela();
if(raio > 30) {
controle = -1;
} else if (raio < 20) {
controle = 1;
}
raio = raio + controle;
vaiBolinha(300, 200, raio, 'blue');
}
function vaiBolinha(){
limpaTela();
if(x > 600) {
sentido = -1;
} else if (x < 0) {
sentido = 1;
}
desenhaBolinha(x, 200, raio);
x = x + sentido;
}
setInterval(vaiBolinha, 10);
setInterval(pulsaBolinha, 20);
</script>