<body>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
Mude a cor da bolinha: <input type="color">
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var paletaCor = document.querySelector('input')
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = paletaCor.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var raio = 20
var x = 20;
var sentido= 1;
var crescimento = 1
function vaiVolta() {
limpaTela();
if(x > 598) {
sentido = -1;
} else if(x < 10) {
sentido = 1;
}
desenhaCirculo(x, 20, raio);
x = x + sentido;
}
function cresceDiminui() {
limpaTela();
if(raio > 10) {
crescimento = -1;
} else if (raio < 5) {
crescimento = 1;
}
desenhaCirculo(x, 20, raio);
raio = raio + crescimento;
}
function bolinhaAnimada() {
vaiVolta();
cresceDiminui();
}
setInterval(bolinhaAnimada, 20)
</script>
</body>
Eu juntei as duas funções em uma nova.
Coloquei um input para mudar a cor da bolinha também.
Essas foram algumas das alterações que fiz no meu código. Espero que tenha gostado.