Esse foi um exercício interessante. Segue o código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
//Base para trabalho
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
//Nosso círculo
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
//Funções de movimento
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var raio = 20;
var sentidoCrescimento = 1;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if( raio >= 30) {
sentidoCrescimento = -1;
} else if (raio < 20) {
sentidoCrescimento = 1;
}
desenhaCirculo(200, 200, raio, 'blue');
raio = raio + sentidoCrescimento;
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>