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Bolão emagrece

Agora foi que não entendi nada. Alguém pode explicar?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && evento.altKey) {

            alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');

        } else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
            raio = raio + 10;

        } else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
            raio = raio - 5;

        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
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Fala Jorge, tudo bem?

O professor utilizou neste código o else if. Diferentemente do else(é apenas a condição false de um if declarado anteriormente), o elseif precisa de uma condição (no caso (evento.shiftKey && raio + 10 <= 40)) para funcionar. Neste caso, o código lê-se assim:

Se eu clicar no mouse com a tela shift pressionada o valor do raio será somado de 10 em 10 até atingir o limite de 40.

 else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40){
        raio = raio + 10;
        }

Se eu clicar no mouse com a tecla alt pressionada o valor do raio será subtraído de 5 em 5 até atingir o limite de 10.

 else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10){
        raio = raio - 5;
    }

Espero que eu tenha te ajudado!!

Obrigado Niedson. Na verdade estranhei ele ter colocado raio+10<=40. Esse raio+10, nunca ia imaginar porque na minha lógica era só usar raio<=40.