Fiquei com muita dúvida pra criar a bolinha pulsante, mas no final consegui criar... Tive que olhar um pouco as dicas do professor, mas consegui implementar as duas coisas no código, bolinha pulsante e sentindo da bolinha na tela.
Segue o cógido:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio){
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
raio = 19;
var sentido = 1;
var fatorCrescimento = 0;
function aumentaBola(){
if(raio > 30){
fatorCreser = -1;
}else if(raio < 20){
fatorCreser = 1;
}
raio = raio + fatorCreser;
}
function atualizaTela(){
limpaTela();
if(x > 580){
sentido = -1
}else if(x < 20){
sentido = 1;
}
aumentaBola();
desenhaCirculo(x, 40, raio);
x = x + sentido;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
// function voltaCirculo(){
// limpaTela();
// desenhaCirculo(x, 20, 10);
// x--;
// }
// if( x == atualizaTela){
// setInterval(atualizaTela, 10);
// }else{
// setInterval(voltaCirculo, 10);
// }
</script>