Oi, estou com um problema no meu jogo que é o seguinte: de vez em quando a bolinha "gruda" na raquete, e isso faz com que os pontos aumentem consideravelmente. Já havia percebido esse "bug" antes, mas com a pontuação fica gritante. Alguma solução?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi, estou com um problema no meu jogo que é o seguinte: de vez em quando a bolinha "gruda" na raquete, e isso faz com que os pontos aumentem consideravelmente. Já havia percebido esse "bug" antes, mas com a pontuação fica gritante. Alguma solução?
Olá, Lucas. Tudo bem com você?
Olhei seu código pelo print mas não consegui identificar o "erro" nele. Às vezes esses bugs ocorrem por conta do posicionamento do ator/sprite na tela. Mas só posso confirmar quando visualizar seu projeto.
Você poderia compartilhar o link do seu projeto aqui? (Não esqueça de confirmar o Scratch no seu email e compartilhar seu projeto em modo público)
Ah, suas customizações da raquete e bolinha ficaram muito bonitas!
Fico no aguardo, até breve! :)
Oi Camila, segue o link:
https://scratch.mit.edu/projects/548015953
Eu acho que posicionei os atores bem no centro, dei uma procurada aqui no fórum e vi que essa seria uma solução, mas também não adiantou. Fiz o projeto no javascript, de acordo com a continuação do curso, mas tive o mesmo problema. Será que o problema sou eu? hahaha.
E obrigado pelo elogio às customizações.
E aí galera
Então o nosso código funciona quando a bolinha bate na coordenada x do retângulo(que seria na parte da frente o seu corpo ) mas não quando bate na coordenada Y ( o que seria a cabeça dele né) do próprio, eu acho que a solução seria fazer um código que quando a bolinha bater na parte de cima do retângulo ela receba uma velocidade em Y negativa
Olá, Lucas. Tudo bem?
Verifiquei seu código pelo Scratch e por aqui pareceu funcionar bem. Percebi que você inseriu as raquetes mais próximas da borda e isso pode sim funcionar para diminuir o efeito da bolinha presa. Adorei seu projeto, parabéns!
Se o bug continuar, só avisar por aqui que verifico novamente.
Um abraço e bons estudos!
Olá, Thiago, tudo bem contigo?
Sua lógica segue um bom raciocínio mas quando dizemos que a bolinha segue o eixo x e y, estamos falando na verdade sobre as coordenadas no plano cartesiano , ou seja, o ponto em que os eixos x e y se cruzam. Mas como isso funciona no Scratch?
Como funciona o plano cartesiano no Scratch?
Na área de visualização do Scratch, para que a gente consiga localizar nosso Sprite/Ator, há um plano cartesiano com diversas coordenadas. Olha só como o plano cartesiano aparece no Scratch (basta selecionar o palco/background "xy-grid" em "selecionar cenários")
Como podemos observar na imagem, há uma "linha horizontal", essa linha é o nosso eixo x, e a linha que vai do topo até embaixo é o nosso eixo y. Dessa forma, quando a bolinha vai esquerda ou direita, ela percorre o eixo x. Por outro lado, quando ela caminha para cima ou para baixo, ela está percorrendo o eixo y.
Nesse sentido, se nós colocarmos apenas um valor negativo para y, a bolinha irá apenas "descer" e ela poderá continuar colidindo com a raquete.
Vou deixar alguns links para estudo com mais informações sobre o sistema de coordenadas do Scratch e também sobre o plano cartesiano:
Coordinate System (Documentação oficial do Scratch sobre Sistema de Coordenadas)
Espero que tenha ajudado, se houver mais dúvidas, só chamar aqui :)