Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Bola "gruda" na raquete

Oi, estou com um problema no meu jogo que é o seguinte: de vez em quando a bolinha "gruda" na raquete, e isso faz com que os pontos aumentem consideravelmente. Já havia percebido esse "bug" antes, mas com a pontuação fica gritante. Alguma solução?

Printscreen da tela mostrando que a bola "grudou" na raquete

5 respostas

Olá, Lucas. Tudo bem com você?

Olhei seu código pelo print mas não consegui identificar o "erro" nele. Às vezes esses bugs ocorrem por conta do posicionamento do ator/sprite na tela. Mas só posso confirmar quando visualizar seu projeto.

Você poderia compartilhar o link do seu projeto aqui? (Não esqueça de confirmar o Scratch no seu email e compartilhar seu projeto em modo público)

Ah, suas customizações da raquete e bolinha ficaram muito bonitas!

Fico no aguardo, até breve! :)

Oi Camila, segue o link:

https://scratch.mit.edu/projects/548015953

Eu acho que posicionei os atores bem no centro, dei uma procurada aqui no fórum e vi que essa seria uma solução, mas também não adiantou. Fiz o projeto no javascript, de acordo com a continuação do curso, mas tive o mesmo problema. Será que o problema sou eu? hahaha.

E obrigado pelo elogio às customizações.

solução!

E aí galera

Então o nosso código funciona quando a bolinha bate na coordenada x do retângulo(que seria na parte da frente o seu corpo ) mas não quando bate na coordenada Y ( o que seria a cabeça dele né) do próprio, eu acho que a solução seria fazer um código que quando a bolinha bater na parte de cima do retângulo ela receba uma velocidade em Y negativa

Olá, Lucas. Tudo bem?

Verifiquei seu código pelo Scratch e por aqui pareceu funcionar bem. Percebi que você inseriu as raquetes mais próximas da borda e isso pode sim funcionar para diminuir o efeito da bolinha presa. Adorei seu projeto, parabéns!

Se o bug continuar, só avisar por aqui que verifico novamente.

Um abraço e bons estudos!

Olá, Thiago, tudo bem contigo?

Sua lógica segue um bom raciocínio mas quando dizemos que a bolinha segue o eixo x e y, estamos falando na verdade sobre as coordenadas no plano cartesiano , ou seja, o ponto em que os eixos x e y se cruzam. Mas como isso funciona no Scratch?

Como funciona o plano cartesiano no Scratch?

Na área de visualização do Scratch, para que a gente consiga localizar nosso Sprite/Ator, há um plano cartesiano com diversas coordenadas. Olha só como o plano cartesiano aparece no Scratch (basta selecionar o palco/background "xy-grid" em "selecionar cenários")


Imagem com Plano cartesiano no Scratch


Como podemos observar na imagem, há uma "linha horizontal", essa linha é o nosso eixo x, e a linha que vai do topo até embaixo é o nosso eixo y. Dessa forma, quando a bolinha vai esquerda ou direita, ela percorre o eixo x. Por outro lado, quando ela caminha para cima ou para baixo, ela está percorrendo o eixo y.

Nesse sentido, se nós colocarmos apenas um valor negativo para y, a bolinha irá apenas "descer" e ela poderá continuar colidindo com a raquete.

Vou deixar alguns links para estudo com mais informações sobre o sistema de coordenadas do Scratch e também sobre o plano cartesiano:

O Que é Plano Cartesiano?

Coordinate System (Documentação oficial do Scratch sobre Sistema de Coordenadas)

Espero que tenha ajudado, se houver mais dúvidas, só chamar aqui :)