Oi, estou com um problema no meu jogo que é o seguinte: de vez em quando a bolinha "gruda" na raquete, e isso faz com que os pontos aumentem consideravelmente. Já havia percebido esse "bug" antes, mas com a pontuação fica gritante. Alguma solução?
Oi, estou com um problema no meu jogo que é o seguinte: de vez em quando a bolinha "gruda" na raquete, e isso faz com que os pontos aumentem consideravelmente. Já havia percebido esse "bug" antes, mas com a pontuação fica gritante. Alguma solução?
Olá, Lucas. Tudo bem com você?
Olhei seu código pelo print mas não consegui identificar o "erro" nele. Às vezes esses bugs ocorrem por conta do posicionamento do ator/sprite na tela. Mas só posso confirmar quando visualizar seu projeto.
Você poderia compartilhar o link do seu projeto aqui? (Não esqueça de confirmar o Scratch no seu email e compartilhar seu projeto em modo público)
Ah, suas customizações da raquete e bolinha ficaram muito bonitas!
Fico no aguardo, até breve! :)
Oi Camila, segue o link:
https://scratch.mit.edu/projects/548015953
Eu acho que posicionei os atores bem no centro, dei uma procurada aqui no fórum e vi que essa seria uma solução, mas também não adiantou. Fiz o projeto no javascript, de acordo com a continuação do curso, mas tive o mesmo problema. Será que o problema sou eu? hahaha.
E obrigado pelo elogio às customizações.
E aí galera
Então o nosso código funciona quando a bolinha bate na coordenada x do retângulo(que seria na parte da frente o seu corpo ) mas não quando bate na coordenada Y ( o que seria a cabeça dele né) do próprio, eu acho que a solução seria fazer um código que quando a bolinha bater na parte de cima do retângulo ela receba uma velocidade em Y negativa
Olá, Lucas. Tudo bem?
Verifiquei seu código pelo Scratch e por aqui pareceu funcionar bem. Percebi que você inseriu as raquetes mais próximas da borda e isso pode sim funcionar para diminuir o efeito da bolinha presa. Adorei seu projeto, parabéns!
Se o bug continuar, só avisar por aqui que verifico novamente.
Um abraço e bons estudos!
Olá, Thiago, tudo bem contigo?
Sua lógica segue um bom raciocínio mas quando dizemos que a bolinha segue o eixo x e y, estamos falando na verdade sobre as coordenadas no plano cartesiano , ou seja, o ponto em que os eixos x e y se cruzam. Mas como isso funciona no Scratch?
Como funciona o plano cartesiano no Scratch?
Na área de visualização do Scratch, para que a gente consiga localizar nosso Sprite/Ator, há um plano cartesiano com diversas coordenadas. Olha só como o plano cartesiano aparece no Scratch (basta selecionar o palco/background "xy-grid" em "selecionar cenários")
Como podemos observar na imagem, há uma "linha horizontal", essa linha é o nosso eixo x, e a linha que vai do topo até embaixo é o nosso eixo y. Dessa forma, quando a bolinha vai esquerda ou direita, ela percorre o eixo x. Por outro lado, quando ela caminha para cima ou para baixo, ela está percorrendo o eixo y.
Nesse sentido, se nós colocarmos apenas um valor negativo para y, a bolinha irá apenas "descer" e ela poderá continuar colidindo com a raquete.
Vou deixar alguns links para estudo com mais informações sobre o sistema de coordenadas do Scratch e também sobre o plano cartesiano:
Coordinate System (Documentação oficial do Scratch sobre Sistema de Coordenadas)
Espero que tenha ajudado, se houver mais dúvidas, só chamar aqui :)