6
respostas

Boiei

Estou na formação iniciante em programação e achei a atividade muito além do meu conhecimento atual.

6 respostas

Pois é mano, eu também tenho esse mesmo problema que você... esse é o meu primeiro contato com JS e isso vai totalmente além de iniciante... ver o video e entender o que foi feito já é complicado, imagina replicar isso.

Eu tenho a mesma sensação e na maioria das vezes eu tenho que buscar na internet uma explicação mais didática

Olá pessoal. Como vão?

Pelo que entendi vocês estão com dificuldade com relação as estruturas de repetição for e while.

Essas estruturas são comuns em linguagens de programação. Basicamente elas fazem com que um determinado código seja repetido até que uma determinada condição não seja mais satisfatória.

Assim, no caso do while temos o seguinte:

exemplo genérico while

No exemplo genérico acima, temos uma estrutura básica do que seria uma estrutura while. Notem que a condição para que aconteça a execução do código dentro do while é uma expressão lógica que deve gerar um valor do tipo Boolean que pode ser true ou false. Enquanto o resultado dessa expressão for true o código dentro do while será repetido.

Normalmente, quando fazemos um while como demonstrado no curso, usamos como expressão uma variável do tipo contadora sendo comparada com um valor:

exemplo while fail

No caso acima, declaramos uma variável contadora que recebe inicialmente o valor zero. Na expressão do while comparamos se contadora é menor que 9. Enquanto contadora for menor que 9 o código dentro do while vai ser executado varias vezes até que contadora não seja mais menor que 9. Porém, no código acima há um erro. Sempre contadora será zero, o que fará com que o código dentro do while nunca pare de ser executado, já que o resultado da expressão contadora < 9 sempre resultará em true. Solucionando o problema:

exemplo while correto

Para solucionar o problema podemos adicionar o valor 1 à contadora. No caso da imagem acima somamos o valor 1 com o valor que está em contadora. Depois atribuímos o resultado desta soma na própria variável contadora. No caso 0 + 1. Assim, contadora receberá sempre um novo valor quando for executado o código dentro do while e em algum momento ela será igual a 9, fazendo com que a expressão do while gere o valor false parando então com a execução do código dentro do while.

Além do while há também a estrutura de repetição for. Neste caso, podemos executar o mesmo código de dentro do while da seguinte forma:

exemplo de código for

Podemos ver que embora faça a mesma coisa que na estrutura while que montamos mais acima, a forma como escrevemos o for é diferente. Primeiro declaramos a nossa variável contadora, dentro do parênteses do for. Depois definimos a expressão que deve resultar em true para que o código dentro do for seja executado. Por último, somamos o valor 1 com o valor que consta na variável contadora para depois atribuirmos nela mesma o resultado dessa soma.

Podemos ver que com três linhas vamos ter o mesmo resultado que tivemos com o while.

Caso queiram testar os códigos, vocês podem usar o DevTools do navegador. Basta abrir uma página qualquer no navegador, clicar com o botão direito do mouse na página, clicar em inspecionar:

exemplo no chorme

Depois vá até a aba console:

exemplo chrome console

Na linha do console vocês podem digitar os códigos. Eu acabei mandando os códigos de exemplo por imagem. Aconselho vocês a escreverem os códigos em um editor de texto qualquer, copiar os códigos que escreveram no editor de texto e jogar na linha do console. Depois disso é só apertar enter.

Colando o código no console do Chrome:

exemplo chorme console 2

Apertando enter:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pessoal, eu também sou iniciante e também por vezes não consigo realizar os exercícios. Mas acredito totalmente que isso faz parte do processo! O importante é estudar, fazer o que conseguir e não empacar ou se frustrar. O que não dá para fazer parte para próxima e no futuro tenta de novo. Creio que aqui existem pessoas com todos os níveis então eles colocam exercícios mais difíceis também para quem quer se desafiar mais, o importante é saber até onde você pode ir e não desanimar.

Olá pessoal, bom dia! Eu concluí essa formação de Iniciante em programação e me sinto mais ou menos da mesma maneira.

Em certos momentos, parece que não aprendi muita coisa, alguns exercícios foram bem tranquilos, outros tive que ficar no passo a passo com a opinião do instrutor... Hoje, poucos dias após encerrar, me sinto meio perdido quanto aos próximos passos.

Olá pessoal, antes de fazer a Alura eu fundamentei as bases do Desenvolvimento de Software com os cursos gratuitos e de qualidade do canal "Curso em Vídeo", fiz até pelo Android na época pois não tinha Notebook, quando entrei aqui na Alura não tive muitas dificuldades em acompanhar e fazer os cursos. Vou tentar listar um conteúdo que foi de extrema importância para eu compreender melhor este mundo.

  • Curso em Vídeo Python - Aprender Lógica de Programação utilizando uma linguagem de programação de fácil entendimento e com bastante conteúdo teórico e prático.

  • HTML5 e CSS3 01 - Aprender a criar interfaces webs básicas utilizando as principais ferramentas.

  • HTML5 e CSS3 02 - Aprender a criar interfaces webs básicas utilizando as principais ferramentas.

  • Programação Orientada a Objetos - Aprender Programação Orientada a Objetos com uma linguagem fortemente tipada (mais para frente será útil para aprender Typescript).

  • Javascript - Começando a programar suas interfaces web com Javascript, deixando-as mais dinâmicas.


Depois de fazer estes cursos eu tive uma noção para que de fato serve a programação, como os programas são construídos, como a internet funciona e quais são as principais tecnlogias por baixo dos panos que um navegador utiliza para renderizar páginas webs.

Assim entendi que os principais pontos que devo buscar estudar para construção de aplicações webs são:

Computer Network (Internet)
--
SERVER SIDE
<--->
(APIs | PROTOCOLS)
<--->
CLIENT SIDE

Operational System (OS)
--
HARDWARE 
<---> 
(KERNEL | SHELL)
<---> 
GUI

Operational System (OS) - parece não fazer sentido, mas se você quer ser um programador, no mínimo você deve ter a noção de como a sua ferramenta de trabalho funciona.

Agora como estudar todo esse arsenal de tecnologias? E de fato conseguir dar meus primeiros passo?

Primeiramente não importa se você não sabe fazer do zero o mesmo projeto do professor após ver a aula, o mais importante é compreender, ir praticando com os próximos cursos e irem sendo apresentados a diversos conceitos e técnicas. Esta metodologia de aprendizagem se chama imersão, sempre estar em contato, tanto prático quanto teórico diáriamente com aquilo que se quer aprender, até que você acaba literalmente absorvendo o conteúdo na sua mente. Obviamente não devemos pular etapas e eu estou seguindo até hoje este plano de estudos:

Desenvolvimento Web


Então a dica final é solidificar os fundamentos, e não se preocupar se vocês conseguem fazer exatamente aquilo que o professor fez, do zero. Muitas vezes vocês podem se sentirem como impostores, de não estarem aprendendo de fato, mas deixo aqui um post que eu fiz há três meses atrás dando um feedback de um curso aqui da Alura, falando como foi díficil fazer tal projeto com o auxílio do professor ainda:

Fórum

E somente agora, há um dia atrás eu refiz o projeto do zero. Isto porque fui estudando sem me preocupar, pois sabia que estava aprendendo os conceitos. E aqui na Alura vocês têm um arsenal de cursos que sempre vão revisitar os conceitos fundamentais constantemente.

Obs.: Talvez eu tenha falado como se manjasse pakas de metodologias de ensino e tals, mas é só o que funciona para mim e espero que alguém possa tirar algum proveito desse meu falatório. #NeverStopLearning

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software