1
resposta

Boas praticas para releases

Qual a melhor pratica para se fazer vários releases? Por exemplo, release 0, 1,2, etc, no sentido de reutilizar bem os diagramas e manter pastas organizadas?

1 resposta

Caro Eduardo,

Obrigado pela postagem!

O uso de numerações para identificar o conteúdo de cada release conforme você indicou é uma das formas.

Outra forma que vemos no mercado é de agrupamento dos diagramas por funcionalidades associadas no sistema.

Existe também uma outra forma que tem crescido juntamente com o uso massivo de métodos ágeis é agruparmos dos diagramas por histórias de usuários atendidas e nomearmos o pacote master pelo "valor" que a release gerará.

Em termos técnicos, sabemos que aliado a tudo isso precisamos ter um bom gerenciamento da configuração com técnicas e ferramentas de testes e automação do deploy.

Em termos mais de negócios, note que pelos exemplos cada vez mais é importante a equipe de desenvolvimento ter a visão do negócio e do valor buscado na execução do seu processo de trabalho.

Na prática, isto tudo acaba por enfatizar a importância do uso da UML por meio dos seus diagramas para nivelar a comunicação entre as camadas de negócios e técnicas por meio de seus diagramas e artefatos.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software