0
respostas

Boas práticas na Modelagem de API's REST

Bom dia pessoal, estou procurando aperfeiçoar mais meus conhecimentos em boas práticas de modelagem de api, e tenho algumas duvidas, tenho a seguinte rota GET http:../api/categorias/2/filmes, ou seja retorne todos os filmes da categoria de id = 2. Portanto hoje o controller que detem essa rota é o controller de categorias mas hora ou outra me paro pensando se não deveria ser o controller de filmes que deveria deter essa rota, o mesmo acontece no client "sei que não tem relação com a modelagem" hoje o quem faz a requisicao é categorias mas me paro pensando se não deveria ser o serviço de filmes que deverie fazer a requisição. Uma outra dúvida também é referente ao versionamento de rotas, li um artigo que dizia o seguinte "Uma pratica importante é garantir que o versionamento da API não fique diretamente em seu código fonte, deixe seu código fonte limpo, deixe essa responsabilidade com um Gateway de API, caso precise manter 2 diferentes versões da API no ar, tenha as diferentes versões publicadas em instancias diferentes da sua infraestrutura de produção." não compreendi muito bem o que quis dizer.