Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Boas praticas na criacao de variaveis

Ola, Ano passado desenvolvi um projeto com um programador de outra empresa que tinha o habito de definir primeiros as varias e depois usa-las no codigo. Por exemplo:

var test1, test2, test3, test4;
test1 = 1;
test2 = 'test';

Gostei dessa abordagem, ja que deixa o codigo no geral mais limpo, evitando que a expressao "var" seja digitada varias vezes. Isso pode ser considerado também uma boa pratica até certo ponto? Existe alguma desvantagem nesse uso?

Obrigado, Francisco

3 respostas
solução!

Oi Fguariba, tudo bem? Acho essa uma ótima prática na verdade, porém, acho que você pode melhorar isso. Não vejo por que declarar tudo no começo sendo que muita coisa posso acabar descobrindo só depois.

Eu considero ainda melhor que você só declare variáveis para aquilo que você já sabe o valor de antemão no topo. Algumas variáveis não precisam, as vezes nem devem estar, por causa do seu escopo. Algumas você só vai precisar dentro de uma função, dentro de um if, dentro de um while. Por isso que as vezes, declarar tudo no topo, pode não ser tão interessante.

Eu já vi em algum lugar que variáveis devem ser declaradas no inicio da função para facilitar a leitura de código, mas vai de cada um. Eu gosto de declará-las no começo para que não hajam dúvidas do que será utilizado ao longo do script, mas isso não quer dizer que eu já vá declarando as variáveis de uma vez, eu escrevo o código e depois coloco as variáveis lá no começo. Assim evito de deixar criação de variáveis no meio do caminho, deixado mais difícil de encontrá-las depois.

Uma boa prática é usar um normalizador de javascript, que vai te orientar a deixar o código mais elegante como o JSHint (http://jshint.com/) ou o JSLint (http://jslint.com/) para te orientar como você e sua equipe podem deixar seu código mais elegante, seguro, organizado e seguindo um único padrão. Eles ainda podem ser personalizados para se adaptar ao seu código. Mas, escolha apenas um dos dois já que eles são incompactiveis em sua versão padrão.

Ainda existe uma versão mais moderna que é o ESLint (https://eslint.org/demo/), vale a pena dar uma conferida. É possível aplicar algumas extensões para que seu código siga determinados padrões de formatação que vão desde a identação até se é melhor optar por um for ou um do...while.

Existe o style guide do airbnb que pode te dar um norte de como escrever um bom javascript (https://github.com/airbnb/javascript) mas é mais voltado para a novas funcionalidades do ES6.

Bons estudos!

Obrigado Michael Granados, Instalei o linter-jhint no meu atom e vou comecar a usa-lo. Um Abraco!