Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Boas práticas - estrutura de pastas

Olá.. Talvez esta pergunta seja respondida no andamento dos cursos. Existe um padrão (boas práticas) ao organizar os arquivos de um site dentro de pastas especificas?

Ex: Na raiz de um diretório, quando for imagens eu salvo dentro da pasta "img", quando for "css" dentro da pasta "css", etc.

2 respostas
solução!

Olá Fabrício!

Durante muito tempo desenvolvi sites em HTML e CSS e nunca encontrei padrão específico. E acabei adotando o seguinte padrão que faz sentido pra mim:

1) Dependendo do tamanho do site costumo colocar todas as regras CSS em um único arquivo chamado style.css; se o site é relativamente complexo divido o estilo em partes como header.css , content.css e footer.css e coloco dentro de uma pasta para facilitar a manutenção quando necessário;

2) As páginas do menu principal deixo na raiz; as paginas internas (se forem muitas) dentro de uma pasta chamada content; e arquivos do painel administrativo dentro de uma pasta chamada "admin".

3) As imagens do site coloco dentro de uma pasta chamada "img", e quando há envio de arquivos do usuário em uma pasta chamada "uploads"

Criei este padrão pra mim combinando o que eu observei de vários outros desenvolvedores, mas em nenhum momento percebi que eram regras de imutáveis. Apenas bom sendo para organização.

Espero ter ajudado. Jr.

Grato Júnior pela resposta. Já começo a compreender melhor a forma de se organizar.

Se tiver mais alguém com sugestões (orientação)..

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software