Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Boas práticas e usabilidade

Boa tarde

1) Pensando nas boas práticas de programação em geral, não seria ideal definir o nome dos campos sem acentuação / caracter especial. Foram criados campos com acentuação apenas para fins de exemplo, ou em um projeto real, não existe essa recomendação em banco NoSQL? Na minha visão, mesmo sendo permitido criar campos com acentuação, seria muito melhor criá-los sem, facilitando assim a manutenção e inclusive a criação de filtros.

2) Sabendo-se que é possível criar campos variados no MongoDB (ex: descrição, Descrição, Descricao, descricao). Fico imaginando a abertura que abre para erros durante o desenvolvimento, inclusive se for integrado com um sistema web, o qual a inserção dos dados será feita / implementada por um desenvolvedor que não necessariamente gerencia a camada de banco de dados; e assim, não seria um risco, via código ao inserir um dado, acabar por criar novos campos? já que se caso for passado um nome de campo diferente e não existente, logo o mesmo será criado (devido a estrutura do MongoDB)

Atenciosamente

Felipe D.R

2 respostas
solução!

Oii, Felipe! Tudo bem?

Agradeço por nos trazer esses pontos sobre boas práticas aplicadas neste contexto do MongoDB.

Bom, o primeiro ponto é recomendável, realmente, evitar a acentuação e caracteres especiais ao escrever os nomes de campos, mesmo que a ferramenta seja flexível quanto a isso. Para podermos evitar incompatibilidade, leitura e manutenção custosa, erros de digitação e dentre outros.

Quanto ao segundo ponto: sim, pode haver um risco. E estes podem ser inconsistência nos dados, manutenção com mais probabilidades a erros e problemas na integração, como você bem trouxe.

Trazendo para a prática real, é preciso estar atento a estes detalhes para ser possível evitar erros técnicos e de sintaxe ao nosso projeto, então a boa prática é essencial, mesmo que a ferramenta possua essa flexibilidade.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Felipe!

Boa noite

Obrigado Nathalia